Escola, matemática e cultura

Escola, matemática e cultura

Reflexões à luz da pedagogia histórico-crítica

ISBN: 9788546223947 AUTOR: José Roberto Boettger Giardinetto

Este livro dedica-se a refletir sobre o papel da educação escolar considerando a relação entre cultura e conhecimento matemático escolar. Fundamenta-se na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). A temática cultura e conhecimento tem sido objeto de reflexão ...

R$ 49,90 R$ 44,91
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Este livro dedica-se a refletir sobre o papel da educação escolar considerando a relação entre cultura e conhecimento matemático escolar. Fundamenta-se na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). A temática cultura e conhecimento tem sido objeto de reflexão da perspectiva multicultural. No campo da Matemática e seu ensino, essa temática tem sido conduzida pela Etnomatemática. A Etnomatemática coloca a matemática escolar no “banco dos réus”: a matemática escolar é vista como etnocêntrica, ardiloso instrumento perpetuador da cultura ocidental, imposta aos indivíduos.


Número de Páginas

172


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2023


Área

Educação


APRESENTAÇÃO

INTRODUÇÃO

O MULTICULTURALISMO E SUA MANIFESTAÇÃO NA EDUCAÇÃO E, EM PARTICULAR, NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

CAPÍTULO 1

O CONCEITO DE SABER ESCOLAR “CLÁSSICO” EM DERMEVAL SAVIANI: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

CAPÍTULO 2

O SABER ESCOLAR COMO PARTE DAS FORMAS MAIS DESENVOLVIDAS DE SABER: A QUESTÃO CULTURAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Introdução

2.1 A Pedagogia Histórico-Crítica e a questão cultural

2.2 O processo histórico-social de desenvolvimento da Matemática

2.3 A questão cultural e o conteúdo matemático escolar

CAPÍTULO 3

REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA SOCIAL E A PRODUÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

Introdução

3.1 Prática social e produção da Matemática: as “matemáticas esquecidas”

3.2 A cultura numa perspectiva totalizadora

CAPÍTULO 4

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: SABER ESCOLAR E FORMAS DISTINTAS DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

Introdução: análise de um trecho do filme O dia em que a Terra parou (2008)

4.1 O saber escolar como expressão sistematizada de parte das formas mais desenvolvidas do saber objetivo

4.2 Sobre o processo histórico-social de desenvolvimento da Matemática e a apropriação do saber matemático escolar: divergências frente ao multiculturalismo

Considerações finais: retomando a análise do trecho do filme

CAPÍTULO 5

A MATEMÁTICA EM PRÁTICAS SOCIAIS: DA SINGULARIDADE À UNIVERSALIDADE DA APROPRIAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS HISTÓRICO-SOCIAIS DE GERAÇÕES VIA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Introdução

5.1 O conceito de atividade na perspectiva marxista

5.2 A atividade matemática acumulada percebida na relação dialética entre o singular, o particular e o universal

5.3 A matemática escolar: síntese de atividades acumuladas por gerações

CAPÍTULO 6

A PROCESSUALIDADE HISTÓRICA DO DESENVOLVIMENTO DA MATEMÁTICA NA DIALÉTICA DO SINGULAR, PARTICULAR, E UNIVERSAL: UM DÉFICIT TEÓRICO NO IDEÁRIO MULTICULTURAL DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Introdução

6.1 A concepção marxista de universalidade e a relação entre o singular, o particular e o universal

6.2 A relação entre a matemática da vida cotidiana e a matemática escolar: um caso específico da dialética entre o singular, o particular e o universal

Considerações finais

CAPÍTULO 7

A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RESPONDENDO A SUPOSTAS OBJEÇÕES

Introdução

7.1 Objeções à PHC na Educação Matemática

Considerações finais

REFERÊNCIAS

Relacionados

Investigações em ensino de matemática

Investigações em ensino de matemática

R$ 43,33
Comprar
Investigações em ensino de matemática

Investigações em ensino de matemática

R$ 48,72
Comprar
Pesquisas sobre a utilização de olimpíadas de matemática como recurso pedagógico

Pesquisas sobre a utilização de olimpíadas de matemática como recurso pedagógico

R$ 19,56
Comprar
Práticas e pesquisas de alunos e docentes do curso de Licenciatura em Matemática IFMT campus Juína

Práticas e pesquisas de alunos e docentes do curso de Licenciatura em Matemática IFMT campus Juína

R$ 50,33
Comprar