Investigações em ensino de matemática

Investigações em ensino de matemática

Práticas pedagógicas

ISBN: 9786587782997 AUTOR: Maria Dalvirene Braga, Carine Almeida Silva Noleto e Cleia Alves Nogueira (orgs.)

Esta obra, materializa parte dos trabalhos realizados pelo GIEM. Grupo do departamento de Matemática da UnB, tem como propósito atuar nos diversos campos de abrangência da Educação Matemática e busca proporcionar espaços de estudos e pesquisas que reún...

R$ 69,60 R$ 48,72
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Esta obra, materializa parte dos trabalhos realizados pelo GIEM. Grupo do departamento de Matemática da UnB, tem como propósito atuar nos diversos campos de abrangência da Educação Matemática e busca proporcionar espaços de estudos e pesquisas que reúnam professores/pesquisadores da universidade e da escola. Este primeiro volume traz experiências e vivências sobre o fazer pedagógico de professores que ensinam matemática em diversos contextos desde os anos iniciais até o ensino superior. A prática pedagógica apresentada nesta obra atende com excelência os desafios atuais vivenciados pelos professores que buscam de forma comprometida novos espaços de ensino e aprendizagens.


Número de Páginas

240


Formato

14x21


Ano de Publicação

2020


Área

Educação


Introdução 

Capítulo 1. O Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (Giem) e a extensão universitária no Instituto de Ciências Exatas (IE) da Universidade de Brasília (UNB) 

Capítulo 2. A matemática no primeiro e no segundo ano do ensino fundamental 

Capítulo 3. Aspectos simbólico-emocionais como obstáculo de aprendizgem matemática 

Capítulo 4. O Método Saiam® de aplicações matemáticas: uma tabuada revolucionária para efetuar operações e resolver problemas

Capítulo 5. Pensamento algébrico e linguagem algébrica: avaliação de estudantes dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio em escolas da rede municipal e estadual da região Oeste da Bahia 

Capítulo 6. Ambientes de aprendizagem desafios e possibilidades de atuação 

Capítulo 7. Uma experiência alternativa para o ensino de geometria na Educação de Jovens e Adultos 

Capítulo 8. Erros algébricos insistentes: uma análise de 1910 e outra de 2019 

Capítulo 9. Os jogos e a inclusão de estudantes universitários com deficiência visual no ensino de matemática 

Capítulo 10. Laboratório de aprendizagem matemática 

Sobre os autores

Warley Moura do Nascimento

Amanda Marina Andrade Medeiros

Ana Maria Porto Nascimento

Antonio Luiz Oliveira Batista

Antônio Villar Marques De Sá

Dayse do Prado Barros

Débora Barbosa de Moura Brasil

Érica Santana Silveira Nery

Fabiana Alves dos Santos

Janaína Mendes Pereira da Silva

Jodette Guilherme Amorim

Josinalva Estacio Menezes

Karly Barbosa Alvarenga

Lauriclecio Figueiredo Lopes

Marcus Vinícius Pereira

Míriam do Rocio Guadagnini

Raimunda de Oliveira

Raquel Carneiro Dörr

Regina Da Silva Pina Neves

Thayanne Caldeira Maciel