Esta obra, financiada pelo MEC/Secadi/FNDE, foi organizada pelas professoras Dra. Eliamar Godoi, Dra. Letícia de Sousa Leite e Ms. Maria Isabel de Araújo, membras do Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e ...
Sinopse
Esta obra, financiada pelo MEC/Secadi/FNDE, foi organizada pelas professoras Dra. Eliamar Godoi, Dra. Letícia de Sousa Leite e Ms. Maria Isabel de Araújo, membras do Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e Tecnologias, no âmbito do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, e pela Dra. Susana Graciela Pérez-Barrera, pesquisadora líder do Grupo de Investi - gación en Altas Habilidades/Superdotación (UDE, Uruguai) e do Phoenix International Research Group. O livro apresenta onze capítulos cujo objetivo é divulgar pesquisas e discussões que indiquem propostas de práticas, teorias e metodologias, auxiliando professores que atuam no ensino básico e/ou superior e em Sala de Recursos Multifuncionais, no ensino e nos processos de escolarização de pessoas com altas habilidades ou superdotação. A obra conta com a participação de pesquisadores e professores para impulsionar o avanço do conhecimento na busca por contribuir com o desenvolvimento científico e com a formação docente. Além das sequências didáticas, são apresentados estudos de caso e relatos de experiências no sentido de ampliar essa urgente discussão.
Número de Páginas
124
Formato
16x23cm
Ano de Publicação
2025
Área
Psicologia
Eliamar Godoi
Letícia de Sousa Leite
Maria Isabel de Araújo
Susana Graciela Pérez-Barrera
CAPÍTULO 1:
O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE - RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA PARA OS GÊNEROS TEXTUAIS
Klean Alex Fonseca de Carvalho
Apolinária Rosa Mendes Camaro
Danielle Santos Carvalho
CAPÍTULO 2:
LEGITIMIDADE NA IDENTIFICAÇÃO DE ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
Flávia Brandão Araújo Pinheiro
CAPÍTULO 3:
BATALHA NAVAL: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DE SEU APRIMORAMENTO INTELECTUAL
Silmara Adriana Cardoso Campêlo
Verônica Maria Miranda Silva
Anna Letícia Cardoso Campêlo Ribeiro
CAPÍTULO 4:
A ARTE COMO FERRAMENTA INCLUSIVA PARA ESTUDANTES COM AHSD NO CONTEXTO ESCOLAR
Lurdes Andréa Arouca Calixto
Tamires Fernandes Almeida
Capítulo 5:
ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DA INVISIBILIDADE DOS ALUNOS COM AHSD: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE CUBATÃO/SP
Cintia Bellini
Fabiana Elisa dos Santos
Leandro da Nobrega Pinheiro
Capítulo 6:
A SEQUÊNCIA DIDÁTICA E SUA RELAÇÃO COM O PROTAGONISMO ESTUDANTIL
Adailza Jéssica da Silva Monteiro
Capítulo 7:
ONDE ELES ESTÃO? O DESAFIO DA NÃO IDENTIFICAÇÃO DOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO
Eliane Maria dos Santos Lima
Capítulo 8:
IMPORTÂNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO PARA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AHSD E TEA
Ana Paula Kawabe de Lima Ferreira
Ricardo Henrique dos Reis Nascimento
Bianca Estrela Montemor Abdalla França Camargo
Capítulo 9:
OS DISCENTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: ÊNFASE NA SALA DE RECURSOS
Natalia Macedo de Oliveira
Capítulo 10:
ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA PREFEITURA DE CAMPINAS: ESTUDO DE CASO
Ana Paula Galante Martinhago
Tatiana Simões Christão
Verena Pierini
Capítulo 11:
INCLUSÃO: SUSCITAR, INTEGRAR E APLICAR CONHECIMENTOS EM CONTEXTOS DIALÓGICOS E INTERACIONAIS, CONSTRUINDO UMA CONSCIÊNCIA ACOLHEDORA-INCLUSIVA
Daniele Batista Donaire Soares
Vivian Schimpl Schmied
Maria Isabel de Araújo
Susana Graciela Pérez-Barrera