Sequências didáticas, dinâmicas, estratégias de metacognição e  jogos

Sequências didáticas, dinâmicas, estratégias de metacognição e jogos

Propostas para o ensino de estudantes com altas habilidades ou superdotação

ISBN: 9788546226351 AUTOR: Eliamar Godoi

Esta obra, financiada pelo MEC/Secadi/FNDE, foi organizada pelas professoras Dra. Eliamar Godoi, Dra. Letícia de Sousa Leite e Ms. Maria Isabel de Araújo, membras do Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e ...

QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Esta obra, financiada pelo MEC/Secadi/FNDE, foi organizada pelas professoras Dra. Eliamar Godoi, Dra. Letícia de Sousa Leite e Ms. Maria Isabel de Araújo, membras do Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e Tecnologias, no âmbito do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, e pela Dra. Susana Graciela Pérez-Barrera, pesquisadora líder do Grupo de Investi - gación en Altas Habilidades/Superdotación (UDE, Uruguai) e do Phoenix International Research Group. O livro apresenta onze capítulos cujo objetivo é divulgar pesquisas e discussões que indiquem propostas de práticas, teorias e metodologias, auxiliando professores que atuam no ensino básico e/ou superior e em Sala de Recursos Multifuncionais, no ensino e nos processos de escolarização de pessoas com altas habilidades ou superdotação. A obra conta com a participação de pesquisadores e professores para impulsionar o avanço do conhecimento na busca por contribuir com o desenvolvimento científico e com a formação docente. Além das sequências didáticas, são apresentados estudos de caso e relatos de experiências no sentido de ampliar essa urgente discussão.


Número de Páginas

124


Formato

16x23cm


Ano de Publicação

2025


Área

Psicologia


APRESENTAÇÃO

 Eliamar Godoi

Letícia de Sousa Leite

Maria Isabel de Araújo

Susana Graciela Pérez-Barrera

CAPÍTULO 1:

O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE - RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA PARA OS GÊNEROS TEXTUAIS

Klean Alex Fonseca de Carvalho

Apolinária Rosa Mendes Camaro

Danielle Santos Carvalho

CAPÍTULO 2:

LEGITIMIDADE NA IDENTIFICAÇÃO DE ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO

Flávia Brandão Araújo Pinheiro

CAPÍTULO 3:

BATALHA NAVAL: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DE SEU APRIMORAMENTO INTELECTUAL

Silmara Adriana Cardoso Campêlo

Verônica Maria Miranda Silva

Anna Letícia Cardoso Campêlo Ribeiro

CAPÍTULO 4:

A ARTE COMO FERRAMENTA INCLUSIVA PARA ESTUDANTES COM AHSD NO CONTEXTO ESCOLAR

 Lurdes Andréa Arouca Calixto

Tamires Fernandes Almeida

Capítulo 5:

ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DA INVISIBILIDADE DOS ALUNOS COM AHSD: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE CUBATÃO/SP

Cintia Bellini

Fabiana Elisa dos Santos

Leandro da Nobrega Pinheiro

Capítulo 6:

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA E SUA RELAÇÃO COM O PROTAGONISMO ESTUDANTIL

 Adailza Jéssica da Silva Monteiro

Capítulo 7:

ONDE ELES ESTÃO? O DESAFIO DA NÃO IDENTIFICAÇÃO DOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO

Eliane Maria dos Santos Lima

Capítulo 8:

IMPORTÂNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO PARA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AHSD E TEA

Ana Paula Kawabe de Lima Ferreira

Ricardo Henrique dos Reis Nascimento

Bianca Estrela Montemor Abdalla França Camargo

Capítulo 9:

OS DISCENTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: ÊNFASE NA SALA DE RECURSOS

Natalia Macedo de Oliveira

Capítulo 10:

ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA PREFEITURA DE CAMPINAS: ESTUDO DE CASO

Ana Paula Galante Martinhago

Tatiana Simões Christão

Verena Pierini

Capítulo 11:

INCLUSÃO: SUSCITAR, INTEGRAR E APLICAR CONHECIMENTOS EM CONTEXTOS DIALÓGICOS E INTERACIONAIS, CONSTRUINDO UMA CONSCIÊNCIA ACOLHEDORA-INCLUSIVA

Daniele Batista Donaire Soares

Vivian Schimpl Schmied


Letícia de Sousa Leite

Maria Isabel de Araújo 

Susana Graciela Pérez-Barrera

Relacionados

O Ensino de Ciências no Contexto da Educação Inclusiva:

O Ensino de Ciências no Contexto da Educação Inclusiva:

R$ 48,90
Comprar
Inclusão das Pessoas com Deficiência na Educação Profissional e no Trabalho

Inclusão das Pessoas com Deficiência na Educação Profissional e no Trabalho

R$ 61,90
Comprar
Práticas Pedagógicas em Contextos de Inclusão (v. 3)

Práticas Pedagógicas em Contextos de Inclusão (v. 3)

R$ 45,90
Comprar
Nuances da Inclusão no Ensino Superior

Nuances da Inclusão no Ensino Superior

R$ 60,90
Comprar