Práticas Pedagógicas em Contextos de Inclusão (v. 3)

Práticas Pedagógicas em Contextos de Inclusão (v. 3)

Situações de Sala de Aula

ISBN: 9788546213122 AUTOR: Marco Antonio Melo Franco

O volume III, desta coleção, é uma expressão das experiências realizadas ao longo do projeto extensionista “Inclusão: Práticas pedagógicas, aquisição do sistema de escrita e outras aprendizagens” e dos diálogos que ele produziu para além de Ouro Preto ...

R$ 32,90 R$ 8,22
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

O volume III, desta coleção, é uma expressão das experiências realizadas ao longo do projeto extensionista “Inclusão: Práticas pedagógicas, aquisição do sistema de escrita e outras aprendizagens” e dos diálogos que ele produziu para além de Ouro Preto e Mariana. Esse projeto extensionista em sido desenvolvido em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios de Mariana e Ouro Preto em Minas Gerais e com o Projeto Neuroeduca/UFMG. Seu objetivo sempre foi desenvolver um processo de formação inicial e continuada com professores da Educação Básica e alunos de graduação das licenciaturas,particularmente da Pedagogia orientando-se pelo modelo de pesquisa-ação no que diz respeito à inclusão de pessoas com de-ficiência. Neste volume optamos por dialogar com experiências que têm se realizado em diferentes regiões do Brasil. Para tanto, contamos com a colaboração de professores e pesquisadores dessas diferentes regiões sendo, muitos deles, membros do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe).


Número de Páginas

156


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

Educação


Capítulo 1: O ensino da criança com baixa visão: desenvolvendo práticas pedagógicas; Capítulo 2: 38 + 2 ? 40; Capítulo 3: Atendimento educacional especializado em uma perspectiva inclusiva: metodologia em questão; Capítulo 4: Experiências com a pesquisa ação para o Planejamento Educacional Individualizado (PEI) focando a escolarização de alunos com deficiência intelectual; Capítulo 5: Organização e princípios didáticos para a gestão da sala de aula inclusiva: a gênese de práticas pedagógicas de atenção à diversidade; Capítulo 6: A contribuição da extensão universitária para uma formação docente includente, inovadora e intercultural; Capítulo 7: Práticas pedagógicas para inclusão de alunos com surdez no ensino médio profissionalizante: experimentações docentes no âmbito de uma pesquisa-intervenção.