Nuances da Inclusão no Ensino Superior

Nuances da Inclusão no Ensino Superior

ISBN: 9788546213436 AUTOR: Terezinha Teixeira Joca

Inclusão, exclusão e acessibilidade são termos inseridos em pautas de discussões que envolvem preconceito, diferenças, diversidade, justiça social, direitos humanos, entre outros assuntos. No âmbito da Educação no Ensino Superior, constitui-se como des...

R$ 42,90 R$ 38,61
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Inclusão, exclusão e acessibilidade são termos inseridos em pautas de discussões que envolvem preconceito, diferenças, diversidade, justiça social, direitos humanos, entre outros assuntos. No âmbito da Educação no Ensino Superior, constitui-se como desafio importante, em especial, quando se propõe dar voz às diversas visões sobre a temática, na busca de formatar um espaço em que as interfaces teóricas viabilizem uma práxis mais justa. O livro aponta para essa perspectiva, ao analisar diversas propostas e formas de vivenciar a inclusão e acessibilidade no Ensino Superior, abrangendo desde a percepção do educador, a sua formação continuada até o acompanhamento da díade professor/aluno no processo de acessibilidade curricular e social na universidade. Ao entrar em contato com o conteúdo aqui apresentado, o leitor será instigado a refletir, questionar e se mobilizar na gestão de propostas para contribuir na mudança da realidade que demanda a participação de todos que se propõem fazer a diferença na educação. (Marilene Calderaro Munguba)


Número de Páginas

208


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

Educação


Capítulo 1: O PAP e a acessibilidade na Unifor: estratégias para inclusão no ensino superior; Capítulo 2: Los aportes de la investigación en educación inclusiva como vía para una nueva reflexión: ¿Qué nos dice?, ¿Dónde nos ubica?, ¿Qué nos permite comprender?; Capítulo 3: Inclusão: desmistificando o sentido; Capítulo 4: A ética profissional na intervenção psicológica nos atendimentos do pap, sob a perspectiva da inclusão educacional; Capítulo 5: Acessibilidade das disciplinas EaD; Capítulo 6: A inclusão e a diversidade no ensino superior; capítulo 7: Estágio no Programa de Apoio Psicopedagógico: um espaço de desafios e constituição de conhecimentos teóricos e práticos; Capítulo 8: Buscando os sons das palavras: como os surdos aprendem a ler?; CAPÍTULO 9: Interface da disciplina de libras e o programa de apoio psicopedagógico da Unifor; Capítulo 10: Do medo de avaliação à quebra das barreiras internas intermediada pelos encontros da oficina (pre)tensão; Capítulo 11: Media – investimento na formação em serviço do professor para a acessibilidade e inclusão no ensino superior.