Repercussões das políticas de inclusão na formação docente

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Repercussões das políticas de inclusão na formação docente
9788546220359
Margareth Diniz, Adriana Gomes Dickman e Amauri Carlos Ferreira (orgs.)

“Repercussões das políticas de inclusão na formação docente” trata de temas ainda pouco explorados no ensino superior, principalmente em relação à deficiência visual e aos avanços tecnológicos que esta necessidade específica requer. Organizado por prof...

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    Sinopse:

    “Repercussões das políticas de inclusão na formação docente” trata de temas ainda pouco explorados no ensino superior, principalmente em relação à deficiência visual e aos avanços tecnológicos que esta necessidade específica requer. Organizado por professores com vasta experiência docente e por pesquisadores mineiros, dá visibilidade as pesquisas recentes que problematizam a temática da deficiência, sua segregação e exclusão em alguns momentos, sua integração e inclusão em outros, e ao desenvolvimento do tema em trabalhos de ensino, pesquisa e extensão. Esta publicação é destinada a estudantes, pesquisadores, professores, profissionais e interessados pelo tema.

    Sumário:

    PARTE I. Cenários e temáticas que perpassam a inclusão

    Capítulo 1: As políticas educativas e o sujeito-professor(a)

    Capítulo 2: Subjetividade e diferença: contribuições da psicanálise à discussão da inclusão na formação docente

    Capítulo 3: Metodologia para o desenvolvimento de produtos educacionais para estudantes com deficiência visual

    Capítulo 4: Educação e deficiência intelectual: um enfoque na discussão curricular

    Capítulo 5: Sistema Braille X recurso tecnológico – desbraillização

    PARTE II. Desafios da prática docente na Educação Inclusiva: alguns estudos e experiências de pesquisa, extensão e ensino em universidades mineiras

    Capítulo 6: As diferenças no currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

    Capítulo 7: A formação do docente do ensino superior e os desafios na inclusão do estudante com deficiência

    Capítulo 8: O processo de inclusão da pessoa com deficiência na Universidade Federal de Minas Gerais

    Capítulo 9: Cotidiano escolar e práticas pedagógicas: a caminho da educação inclusiva?

    Capítulo 10: Ensino inclusivo na Universidade Federal de Lavras (Ufla): estratégias institucionais e pesquisas

    Numero de paginas:

    216

    Formato:

    14x21cm

    Ano de publicação:

    2020

    Área:

    Educação Inclusiva


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