Financiada pelo MEC/Secadi/FNDE, esta obra surge confeccionada pelas professoras Dra. Eliamar Godoi, Dra. Letícia de Sousa Leite e Ms. Maria Isabel de Araújo, membras do Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distânci...
Sinopse
Financiada pelo MEC/Secadi/FNDE, esta obra surge confeccionada pelas professoras Dra. Eliamar Godoi, Dra. Letícia de Sousa Leite e Ms. Maria Isabel de Araújo, membras do Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e Tecnologias (GPELET), no âmbito do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Convidativo à leitura, o livro se constitui em um espaço profícuo de partilha de práticas inclusivas de experiência, teorias, resultados de leituras diversas, além de abordagens metodológicas de acolhida e ensino no âmbito da Educação Especial e Inclusiva. Composta por cinco partes, esta obra tem por objetivo alocar e divulgar pesquisas e discussões que possam propiciar reflexão, discorrer sobre o tema, e apresentar propostas de prática, metodologias e teorias que auxiliem professores que atuam em escolas inclusivas (Básica e/ou Ensino Superior) e em Sala de Recursos Multifuncionais, no ensino e nos processos de escolarização de pessoas com altas habilidades ou superdotação.
Número de Páginas
316
Formato
16x23cm
Ano de Publicação
2025
Área
Psicologia
Eliamar Godoi
Letícia de Sousa Leite
Maria Isabel de Araújo
UNIDADE I
Altas habilidades ou superdotação - AHSD: conceitos, aspectos teóricos, política de educação especial e inclusiva, adequações curriculares, capacidades e talentos e os domínios dos estudantes
Giselly Tiago Ribeiro Amado
Letícia de Sousa Leite
UNIDADE II
Processo de identificação, diagnóstico diferencial e de acolhida
Raquel Bernardes
Letícia de Sousa Leite
UNIDADE III
A Escolarização da pessoa com AHSD: Atuação, metodologias e estratégias propositivas, desenho universal e práticas inclusivas
Letícia de Sousa Leite
Raquel Bernardes
UNIDADE IV
Práticas Educacionais e Programas para AHSD:
Capacitação do professor em seu fazer diário na aplicação de metodologias, avaliação e estratégias; e o conhecimento no atendimento de estudantes
com altas habilidades ou superdotação na escola
Maria Isabel de Araújo
Letícia de Sousa Leite
UNIDADE V
Atendimento Educacional Especializado – AEE para AHSD: Conteúdo específico para capacitar o professor no seu fazer diário, aplicando metodologias, estratégias e o conhecimento no atendimento de estudantes com altas habilidades ou superdotação no AEE.
Maria Isabel de Araújo
Letícia de Sousa Leite
SOBRE AS AUTORAS
Maria Isabel de Araújo