Práticas educacionais inclusivas para estudantes com  altas habilidades ou superdotação

Práticas educacionais inclusivas para estudantes com altas habilidades ou superdotação

ISBN: 9788546226313 AUTOR: Eliamar Godoi

Financiada pelo MEC/Secadi/FNDE, esta obra surge confeccionada pelas professoras Dra. Eliamar Godoi, Dra. Letícia de Sousa Leite e Ms. Maria Isabel de Araújo, membras do Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distânci...

QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Financiada pelo MEC/Secadi/FNDE, esta obra surge confeccionada pelas professoras Dra. Eliamar Godoi, Dra. Letícia de Sousa Leite e Ms. Maria Isabel de Araújo, membras do Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e Tecnologias (GPELET), no âmbito do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Convidativo à leitura, o livro se constitui em um espaço profícuo de partilha de práticas inclusivas de experiência, teorias, resultados de leituras diversas, além de abordagens metodológicas de acolhida e ensino no âmbito da Educação Especial e Inclusiva. Composta por cinco partes, esta obra tem por objetivo alocar e divulgar pesquisas e discussões que possam propiciar reflexão, discorrer sobre o tema, e apresentar propostas de prática, metodologias e teorias que auxiliem professores que atuam em escolas inclusivas (Básica e/ou Ensino Superior) e em Sala de Recursos Multifuncionais, no ensino e nos processos de escolarização de pessoas com altas habilidades ou superdotação.


Número de Páginas

316


Formato

16x23cm


Ano de Publicação

2025


Área

Psicologia


Apresentação

Eliamar Godoi

Letícia de Sousa Leite

Maria Isabel de Araújo

UNIDADE I

Altas habilidades ou superdotação - AHSD: conceitos, aspectos teóricos, política de educação especial e inclusiva, adequações curriculares, capacidades e talentos e os domínios dos estudantes

Giselly Tiago Ribeiro Amado

Letícia de Sousa Leite

UNIDADE II

Processo de identificação, diagnóstico diferencial e de acolhida

Raquel Bernardes

Letícia de Sousa Leite

UNIDADE III

A Escolarização da pessoa com AHSD: Atuação, metodologias e estratégias propositivas, desenho universal e práticas inclusivas

Letícia de Sousa Leite

Raquel Bernardes

UNIDADE IV

Práticas Educacionais e Programas para AHSD:

Capacitação do professor em seu fazer diário na aplicação de metodologias, avaliação e estratégias; e o conhecimento no atendimento de estudantes

com altas habilidades ou superdotação na escola 

Maria Isabel de Araújo

Letícia de Sousa Leite

 UNIDADE V

Atendimento Educacional Especializado – AEE para AHSD: Conteúdo específico para capacitar o professor no seu fazer diário, aplicando metodologias, estratégias e o conhecimento no atendimento de estudantes com altas habilidades ou superdotação no AEE. 

Maria Isabel de Araújo

Letícia de Sousa Leite

SOBRE AS AUTORAS


Letícia de Sousa Leite

Maria Isabel de Araújo


Relacionados

A Polidez no Discurso sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência na Escola

A Polidez no Discurso sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência na Escola

R$ 52,20
Comprar
Práticas Pedagógicas em Contextos de Inclusão (v. 3)

Práticas Pedagógicas em Contextos de Inclusão (v. 3)

R$ 45,90
Comprar
Nuances da Inclusão no Ensino Superior

Nuances da Inclusão no Ensino Superior

R$ 60,90
Comprar
Inclusão no Ensino Superior

Inclusão no Ensino Superior

R$ 73,90
Comprar