O (Re)inventar de Práticas Pedagógicas com as Tecnologias Digitais em Tempos de Pandemia: Da Educação Básica ao Ensino Superior, é resultado de pesquisas e relatos feitos por pesquisadores e professores, considerando suas experiências, esforços e inici...
Sinopse
O (Re)inventar de Práticas Pedagógicas com as Tecnologias Digitais em Tempos de Pandemia: Da Educação Básica ao Ensino Superior, é resultado de pesquisas e relatos feitos por pesquisadores e professores, considerando suas experiências, esforços e iniciativas a cerca do aprendizado no período da pandemia do coronavírus, levando em conta os desafios enfrentados, tanto por profissionais quanto pelos alunos. De modo que, a referida obra destaca a importância da tecnologia e do Ensino Remoto Emergencial, para as práticas pedagógicas. O objetivo maior deste livro é oferecer ao leitor refletir e conhecer sobre as alternativas que favorecem uma reinvenção de práticas pedagógicas.
Número de Páginas
428
Formato
14x21
Ano de Publicação
2022
Área
Educação
PREFÁCIO
CAPÍTULO 1. EDUCAÇÃO 4.0 E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
CAPÍTULO 2. DIFICULDADES EMERGENTES NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CENÁRIO BRASILEIRO
CAPÍTULO 3. REINVENTANDO A ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA
CAPÍTULO 4. EDUCAÇÃO ABERTA E O DIREITO FUNDAMENTAL À SAÚDE EM UMA SOCIEDADE CAPITALISTA: UM ESTUDO DOCUMENTAL NAS REDES SOCIAIS EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS
CAPÍTULO 5. A [RE] INVENÇÃO DA GESTÃO DA INFÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
CAPÍTULO 6. A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: AS VOZES DE GESTORES E DE PROFESSORES
CAPÍTULO 7. DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: PRÁTICAS DO ENSINO PÚBLICO NO ESTADO DE SÃO PAULO
CAPÍTULO 8. OS PROFESSORES E A NECESSIDADE DE APRENDER CONTINUAMENTE: INQUIETAÇÕES/ REFLEXÕES EMERGENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA
CAPÍTULO 9. A SALA VIRTUAL DE HISTÓRIA: UM NOVO LUGAR PARA A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS
CAPÍTULO 10. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA ON-LINE COMO UM RECURSO PARA MOTIVAR A PRESENÇA VIRTUAL DOS ESTUDANTES PARA O APRENDIZADO EM HISTÓRIA
CAPÍTULO 11. O USO DO GOOGLE MEET, SOFTWARE GEOGEBRA E GOOGLE FORMS NA RECONFIGURAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
CAPÍTULO 12. O YOUTUBE, O GOOGLE DRIVE E A SALA DE AULA INVERTIDA
CAPÍTULO 13. O USO DE TECNOLOGIAS: WHATSAPP E FACEBOOK E AS PARCERIAS PARA O TRABALHO DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
CAPÍTULO 14. O WHATSAPP COMO MEIO PARA COMUNICAÇÃO DA ESCOLA COM OS PAIS
CAPÍTULO 15. FAMÍLIA, ESCOLA E TECNOLOGIA: UMA TRÍADE NA PANDEMIA
CAPÍTULO 16. O DESGASTE EMOCIONAL NOS PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA: A SÍNDROME DE BURNOUT E O USO DE REDES SOCIAIS COMO UM MEIO DE APOIO
CAPÍTULO 17. CENTRO DE PROMOÇÃO PARA INCLUSÃO DIGITAL, ESCOLAR E SOCIAL (CPIDES): VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DO ENSINO REMOTO
CAPÍTULO 18. A REESCRITA DE CONTOS INFANTIS EM PROJETOS DE NARRATIVA DIGITAL NA PEDAGOGIA
CAPÍTULO 19. DESIGN THINKING E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA FORMAÇÃO DE FORMADORES: UMA EXPERIÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
SOBRE OS AUTORES
Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
Jéssica Miwa Moriya Torres
Klaus Schlünzen Junior
Aline Maria de Faria Borborema Zan
Amanda Fernandes da Fonseca
Ana Letícia Fernandes Abrascio
Andréa Pereira Norte
Ângela Maria Infante
Clara Maria da Conceição de Matos Pais Carvalho da Cunha
Claudia Primolan de Rezende Dória
Daiane de Oliveira Rosa
Débora Nery Cirilo Molina
Dione Aparecida da Silva
Eduardo Gasperoni de Oliveira
Eli Ferreira dos Santos
Gabriel Darezzo Paes
Gabriel Rodrigues de Camargo
Ivone Gomes de França
Larissa Roberta Trombeta
Layza Peres Souza
Ligia de Carvalho Abões Vercelli
Milton Cesar Rodrigues da Paixão
Moisés Galvão Batista
Patricia Aparecida Bioto
Patrícia Carla Matheus Evangelisti Silva
Patrícia Pacheco Rodrigues
Priscila Fátima da Silva Fiel
Raphaella Neri Bonfim
Roberta de Araújo Romão
Romeu Afecto
Ronaldo Lasakoswitsck
Solange Maria de Oliveira Cruz
Taisley Alves da Silva
Taynan Filipini Bonini
Thais de Almeida Rosa
Valquiria Bertuzzi Veronesi