Este livro, fundamentado nas teorias Histórico-Cultural e do Ensino Desenvolvimental, buscou identificar e analisar as práticas de professores de Educação Física e as contribuições da formação contínua que favorecem o desenvolvimento do corpo e do pens...
Sinopse
Este livro, fundamentado nas teorias Histórico-Cultural e do Ensino Desenvolvimental, buscou identificar e analisar as práticas de professores de Educação Física e as contribuições da formação contínua que favorecem o desenvolvimento do corpo e do pensamento dialético dos estudantes.
Número de Páginas
244
Formato
16x23cm
Ano de Publicação
2025
Área
Educação
PREFÁCIO
Referências
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1
O SISTEMA CONCEITUAL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
1. O desenvolvimento do ser humano na perspectiva histórico-cultural
1.1 A função social da educação e da escola para o desenvolvimento da humanização
1.1.1 As finalidades educativas escolares para o desenvolvimento
2. Cultura, ciência e o currículo escolar
2.1 O movimento lógico e histórico dos conhecimentos da Educação Física escolar
3. Aspectos epistemológicos da Educação Física como saber escolar e pedagógico
3.1 O objeto da Educação Física escolar: da aparência à essência
4. A formação docente continuada no campo da Educação Física escolar e a didática desenvolvimental
CAPÍTULO 2
ATIVIDADE DE ESTUDO DESENVOLVIMENTAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
1. O experimento didático formativo como metodologia de pesquisa e de ensino
2. A didática desenvolvimental para a formação continuada de professores de Educação Física
3. A formação do pensamento teórico-conceitual dialético dos professores em formação continuada
4. As tarefas de estudo e o desenvolvimento de capacidades e habilidades didático-pedagógicas do professor de Educação Física
CAPÍTULO 3
FORMAÇÃO DOCENTE CRÍTICO-EMANCIPADORA PARA O DESENVOLVIMENTO: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁXIS PEDAGÓGICA DIALÉTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
1. A relação entre teoria e prática na práxis pedagógica do professor de Educação Física em formação continuada
2. Saber docente dialético na formação continuada de professores de Educação Física
3. A mediação da didática para o desenvolvimento da práxis pedagógica crítico-emancipatório dos professores em formação
4. Aprender para ensinar na perspectiva da didática desenvolvimental
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS