Formação continuada de professores de Educação Física na perspectiva da didática desenvolvimental

Formação continuada de professores de Educação Física na perspectiva da didática desenvolvimental

ISBN: 9788546229208 AUTOR: Marcos Jeronimo Dias Júnior

Este livro, fundamentado nas teorias Histórico-Cultural e do Ensino Desenvolvimental, buscou identificar e analisar as práticas de professores de Educação Física e as contribuições da formação contínua que favorecem o desenvolvimento do corpo e do pens...

R$ 79,90
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Este livro, fundamentado nas teorias Histórico-Cultural e do Ensino Desenvolvimental, buscou identificar e analisar as práticas de professores de Educação Física e as contribuições da formação contínua que favorecem o desenvolvimento do corpo e do pensamento dialético dos estudantes.



Número de Páginas

244


Formato

16x23cm


Ano de Publicação

2025


Área

Educação


APRESENTAÇÃO

PREFÁCIO

Referências

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1

O SISTEMA CONCEITUAL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

1. O desenvolvimento do ser humano na perspectiva histórico-cultural

1.1 A função social da educação e da escola para o desenvolvimento da humanização

1.1.1 As finalidades educativas escolares para o desenvolvimento

2. Cultura, ciência e o currículo escolar

2.1 O movimento lógico e histórico dos conhecimentos da Educação Física escolar

3. Aspectos epistemológicos da Educação Física como saber escolar e pedagógico

3.1 O objeto da Educação Física escolar: da aparência à essência

4. A formação docente continuada no campo da Educação Física escolar e a didática desenvolvimental

CAPÍTULO 2

ATIVIDADE DE ESTUDO DESENVOLVIMENTAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

1. O experimento didático formativo como metodologia de pesquisa e de ensino

2. A didática desenvolvimental para a formação continuada de professores de Educação Física

3. A formação do pensamento teórico-conceitual dialético dos professores em formação continuada

4. As tarefas de estudo e o desenvolvimento de capacidades e habilidades didático-pedagógicas do professor de Educação Física

CAPÍTULO 3

FORMAÇÃO DOCENTE CRÍTICO-EMANCIPADORA PARA O DESENVOLVIMENTO: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁXIS PEDAGÓGICA DIALÉTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

1. A relação entre teoria e prática na práxis pedagógica do professor de Educação Física em formação continuada

2. Saber docente dialético na formação continuada de professores de Educação Física

3. A mediação da didática para o desenvolvimento da práxis pedagógica crítico-emancipatório dos professores em formação

4. Aprender para ensinar na perspectiva da didática desenvolvimental

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS


Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas


Relacionados

A Formação Docente e a Educação Profissional e Tecnológica

A Formação Docente e a Educação Profissional e Tecnológica

R$ 60,21
Comprar
Discussões sobre a Formação Docente

Discussões sobre a Formação Docente

R$ 34,80
Comprar
A formação do professor

A formação do professor

R$ 42,45
Comprar
Ensino médio e educação profissional

Ensino médio e educação profissional

R$ 71,91
Comprar