A obra é resultado de um trabalho colaborativo entre professores do Ensino Superior e da Educação Básica que se dedicaram a refletir e discutir sobre as condições e as relações de ensino na escola pública, abordando temas que desafiam a educação brasil...
Sinopse
A obra é resultado de um trabalho colaborativo entre professores do Ensino Superior e da Educação Básica que se dedicaram a refletir e discutir sobre as condições e as relações de ensino na escola pública, abordando temas que desafiam a educação brasileira.
Número de Páginas
292
Formato
16x23cm
Ano de Publicação
2025
Área
Educação
Ana Luiza Bustamante Smolka
Ana Lúcia Horta Nogueira
Parte 1 –
Considerações sobre a função social da escola: questões teóricas, políticas e metodológicas
1. Condições de desenvolvimento humano e espaços de elaboração nas relações de ensino
Ana Luiza Bustamante Smolka
2. A noção de “qualidade”: entre as políticas públicas e as condições concretas do trabalho docente
Ana Lúcia Horta Nogueira
3. Condições de escolarização de estudantes com deficiência na escola pública
Débora Dainez
4. Estágio em tempos de pandemia: a escola como espaço de formação
Daniela Dias dos Anjos
Parte 2 –
Formas de atuação e investigação na escola pública: com a palavra, professoras(es) da educação básica
5. O trabalho criador da professora alfabetizadora: uma reflexão sobre uma prática discursiva de alfabetização
Marina Filier de Oliveira
Daniele Pampanini Dias
6. A escola não é mais a mesma(?): a organização escolar e os impactos da pandemia de covid-19 nas relações de ensino
Pollyanna Garcia Geraldo Fecchi
Ana Flávia Valente Teixeira Buscariolo
Cinthia Vieira Brum Lima
7. Professores alfabetizadores do Baixo Tocantins: um olhar sobre as condições de ensino no contexto da pandemia
Sirlane de Jesus Damasceno Ramos
8. (Des)encaminhamentos de sujeitos com deficiência no processo de escolarização e educação especial
Flávia Lemos Bianquini
Ernandes Ribeiro Justino
9. Narrativas pedagógicas: vivência e significação nas relações de ensino
Rodrigo Luiz de Araujo
Bruna Pacheco de Almeida
Adriana Ofretorio
10. Reflexões sobre a formação e a prática de professoras pesquisadoras: um encontro com a perspectiva discursiva
Suelen Aparecida de Carvalho Rela
Karine Maria Heidemann
Parte 3 –
projetos de ensino público na educação básica: interlocuções entre méxico, Argentina e Brasil
11. Hacia la transformación de los entornos escolares: posibilidades del currículo de la nueva escuela mexicana
Gabriela Begonia Naranjo Flores
12. Reconstrucciones formativas de mujeres educadoras: el programa de acompañamiento entre iguales en una universidad en la ciudad de México
Juan Manuel Sánchez
Marisol de Diego Correa
Julio Cesar Lira Gonzáles
Alejandro Villamar Bañuelos
13. Derecho a la educación: articulación entre las escuelas y otras instituciones comunitarias para fortalecer las trayectorias educativas de las infancias y adolescencias
Silvia Dubrovsky
Carla Lanza
Susana Mantegazza
14. A complexidade do trabalho pedagógico: alfabetização, diálogo e humanidade em questão
Cecilia M. A. Goulart
Sobre os autores
Ana Lúcia Horta Nogueira
Adriana Ofretório M. M. Martinez
Bruna Pacheco de Almeida
Carla Lanza
Cinthia Vieira Brum Lima
Daniela Dias dos Anjos
Daniele Pampanini Dias
Débora Dainez
Flávia Lemos Bianquini
Gabriela Begonia Naranjo Flores
Cecilia Maria Aldigueri Goulart
Julio Cesar Lira Gonzáles
Ernandes Ribeiro Justino
Karine Maria Haidemann
Juan Manuel Sánchez
Marina Filier de Oliveira
Marisol de Diego Correa
Pollyanna Garcia Geraldo Fecchi
Silvia Dubrovsky
Sirlane de Jesus Damasceno Ramos
Suelen Aparecida de Carvalho Rela
Susana Mantegazza
Ana Flávia Valente Teixeira Buscariolo
Rodrigo Luiz de Araújo