Formação Continuada de Professores Alfabetizadores

Formação Continuada de Professores Alfabetizadores

O Pnaic na Unicamp (2013-2014)

ISBN: 9788546203475 AUTOR: Ana Lúcia Guedes-pinto

Organizado por coordenadores e supervisores do PNAIC/UNICAMP anos 2013/2014, este livro apresenta, na primeira parte, discussões históricas e teóricas que são complementadas, na segunda parte, com relatos de experiência de formação, atribuindo ao volum...

R$ 54,90 R$ 13,72
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Organizado por coordenadores e supervisores do PNAIC/UNICAMP anos 2013/2014, este livro apresenta, na primeira parte, discussões históricas e teóricas que são complementadas, na segunda parte, com relatos de experiência de formação, atribuindo ao volume a completude necessária da aliança entre teoria e prática de importância fundamental quando se pensa em formação de professores.


Número de Páginas

346


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2016


Área

Educação


Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – política de formação em alfabetização e letramento; aprendizagem; sistematização e produção de conhecimento no contexto da Unicamp nos anos de 2013 a 2014; Formação continuada e o processo interlocutivo: efeitos de sentidos na produção do conhecimento pedagógico; Breve consideração sobre o PNAIC no contexto das políticas públicas de educação no Brasil; As formações de professores precisam continuar e avançar; Compartilhando palavras e sentidos – tessituras sobre o trabalho do Leitor Crítico no diálogo realizado durante a (re)elaboração dos textos que compõem o livro; Alfabetização e Letramento em Língua Portuguesa e Matemática – Algumas Contribuições PNAIC: reflexões propositivas acerca do fenômeno interdisciplinar e da prática interdisciplinar na alfabetização; Língua portuguesa e matemática juntas no PNAIC-Unicamp: a relação entre o sistema de numeração decimal e o sistema de escrita alfabética; Quando as palavras contam a matemática – a escrita como possibilidade de (trans)formação; Uma amostra de experiência didática interdisciplinar vivenciada no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; Um caminho a ser trilhado: a Intencionalidade Pedagógica no processo de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC-Unicamp); O ensino sistemático de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental e a formação dos orientadores de estudo no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; A leitura deleit