Ao longo da história da sociedade brasileira, temos assistido aos partidos políticos e sindicatos, tanto da corrente capitalista quanto da socialista, tornarem-se ineficientes na representação dos interesses coletivos. Isso tem motivado o surgimento de...
Sinopse
Ao longo da história da sociedade brasileira, temos assistido aos partidos políticos e sindicatos, tanto da corrente capitalista quanto da socialista, tornarem-se ineficientes na representação dos interesses coletivos. Isso tem motivado o surgimento de novas formas de organização que conformaram os Movimentos Sociais, os quais expressam a busca pelo desenvolvimento sustentável, a Reforma Agrária, o direito à habitação, saúde, educação, as discussões sobre questões de gênero, dentre outros direitos de ser, estar e interagir com o outro. Nessa perspectiva, apresentamos o quarto volume da Série Movimentos Sociais e Educação, com a intenção de que possamos contribuir à descoberta dos desafios e das alternativas para a Educação do/no Campo.
Número de Páginas
420
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2019
Área
Educação
Capítulo 2 – Juventudes; As produções sobre movimentos sociais no banco de dissertações e teses do portal Capes: o que há de novo no campo da produção do conhecimento?; O perfil da juventude escolar de uma comunidade
Capítulo 3 – Educação e suas modalidades; Educação escolar quilombola em um município do interior do estado da Bahia; Reflexões sobre a educação de jovens e adultos e a nova BNCC: a urgente necessidade de reconstrução curricular voltada para a emancipação; Um olhar sobre a educação popular e suas práticas educativas nos movimentos sociais
Capítulo 4 – Educação e tecnologias; Tecnologias nos espaços educativos: políticas e práticas; Da informação para o conhecimento: as tecnologias como um caminho para a aprendizagem do aluno
Capítulo 5 – Educação do campo e movimentos sociais: políticas e práticas; Educação do campo e movimentos sociais: possibilidades de formação; Discutindo o público e o privado nas políticas educacionais brasileiras: a BNCC em foco; Questão agrária: a disputa entre educação rural e educação do campo e o papel da escola na educação de camponeses no assentamento Vila Pindaré, Buriticupu/MA; Paradigma epistêmico do campo e a construção do conhecimento na perspectiva dos movimentos indígenas e camponeses na América Latina; Educação