Sala projeto e a concepção histórico-cultural como ressignificação da prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental

Sala projeto e a concepção histórico-cultural como ressignificação da prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental

Uma narrativa (auto)biográfica

ISBN: 9786558407522 AUTOR: Magna Gois de Almeida

Sala Projeto e a concepção histórico-cultural como ressignificação da prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental uma narrativa (auto)biográfica, trata-se de uma obra que apresenta, de forma narrativa, a maneira que se constituiu e desen...

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Sinopse

Sala Projeto e a concepção histórico-cultural como ressignificação da prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental uma narrativa (auto)biográfica, trata-se de uma obra que apresenta, de forma narrativa, a maneira que se constituiu e desenvolveu a Sala Projeto no espaço escola, e as práticas pedagógicas que conduziram o rompimento com as estruturas tradicionais de estudo.

O objetivo da obra é registrar as experiências vividas acerca da concepção da prática pedagógica, considerando a perspectiva Histórico-Cultural de Davydov, de maneira que considera uma sala de aula inovadora, que rompe com as estruturas tradicionais de ensino.

Desse modo, o objetivo é que a obra contribua para a inovação e flexibilização do currículo escolar, com novas estratégias de ensino.


Número de Páginas

92


Formato

14x21


Ano de Publicação

2022


Área

Formação de Professores


APRESENTAÇÃO

CAPÍTULO I. PARA ALÉM DA CONCEPÇÃO DO FRACASSO

1.1 A organização do ensinar e a constituição da sala projeto

1.2 Sala projeto e a teoria desenvolvimental

1.3 Aspectos da teoria histórico-cultural e sua concepção

CAPÍTULO II. DA AÇÃO DE ENSINO AO MOVIMENTO DE TRANSFORMAÇÃO

2.1 As dimensões do trabalho pedagógico e a proposta de Vasili Vasilievitch Davydov

2.2 Prática pedagógica e a mediação da atividade de estudo

2.3 Currículo e a equidade escolar

CAPÍTULO III. RETRATO DAS AÇÕES: MOTIVOS DO FAZER PEDAGÓGICO

3.1 Contexto da pesquisa

3.2 Perspectivas de uma pesquisa

CAPÍTULO IV. APRESENTAÇÃO DOS CAMINHOS DA PESQUISA

4.1 Um olhar possível para a sistematização do ensino

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

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