As concepções curriculares no ensino fundamental no Brasil Republicano

As concepções curriculares no ensino fundamental no Brasil Republicano

ISBN: 9788546220779 AUTOR: Diogo da Silva Roiz

O objetivo desta coleção é pensar a História do ensino fundamental no Brasil, em suas diferentes propostas curriculares ao longo dos anos e das mudanças legais. Neste volume, o foco são as concepções de ensino em que se basearam o ensino no Brasil repu...

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Sinopse

O objetivo desta coleção é pensar a História do ensino fundamental no Brasil, em suas diferentes propostas curriculares ao longo dos anos e das mudanças legais. Neste volume, o foco são as concepções de ensino em que se basearam o ensino no Brasil republicano e as leis orgânicas do ensino nos anos 1930 e 1940. Desta forma também é analisado, em que medida essas concepções estiveram presentes na Lei n. 4024/61 ou na Lei n. 5692/71; de que maneira essas legislações foram estabelecendo a formatação do ensino fundamental em nosso país; quais alterações e concepções curriculares foram discutidas e colocadas em práticas? Quais experiências foram feitas em sala de aula.


Número de Páginas

316


Formato

14x21


Ano de Publicação

2020


Área

História


Introdução: das concepções curriculares a BNCC: pontos para um debate em aberto

1. Concepções do ensino de história no Brasil Republicano: as “invasões holandesas” nos livros didáticos 

2. Da educação colonial ao Escolanovismo: semelhanças e diferenças 

3. A feminização da educação: visões do trabalho de professoras na primeira república 

4. O estatuto da educação primária como condição para o progresso do Piauí entre os anos 1920 e 1940 

5. A língua inglesa nas reformas Francisco Campos e Capanema 

6. Infância e corpo infantil: algumas reflexões sobre a história da cultura corporal no ensino fundamental brasileiro 

7. A influência política no processo de institucionalização das escolas públicas no distrito rural de Itaiacoca, município de Ponta Grossa/PR, no período de 1950

8. Dos programas aos currículos, da 4.024/61 a 5.691/71: mudança legal ou mudança de habitus?

9. A reforma de ensino de 1º e 2º graus (1971) e a “doutrina do núcleo comum”: estudos sociais em questão 

10. Educação Física no Brasil: planos e intenções para 1970 

11. O jogar e o brincar na história do ensino fundamental: percepções a respeito do papel da educação física nos contextos escolares 

12. Estado, democracia e políticas sociais: reflexões sobre o processo de democratização do ensino brasileiro 

13. O ensino no Brasil Republicano e os preceitos liberais 

14. Entre a teoria e a prática: a “consciência histórica” de alunos de uma escola estadual de Mato Grosso do Sul 

Sobre os autores

Elaine Maria Santos

Elaine Pereira Rocha

Gabriel de Abreu Gonçalves de Paiva

João Paulo de Souza Silva

Jonas Rafael Dos Santos

José Cristiano Paes Leme Da Silva

Rodrigo Belfort Gomes

Ronir de Fátima Gonçalves Rodrigues

Thiago Rodrigues Nascimento

Vera Lucia Martiniak

José Milton de Lima

Joseanne Zingleara Soares Marinho

Loraine Lopes de Oliveira

Lucia Mara de Lima Padilha

Nair Correia Salgado De Azevedo

Nilvan Laurindo Sousa

Regina de Carvalho Ribeiro da Costa

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