Este livro reúne textos desenvolvidos por docentes e discentes da Graduação em Letras Português/Inglês do IFMG – Campus Congonhas, refletindo uma diversidade de temáticas e pesquisas na área de Letras, como Linguística, Literatura, práticas e experiênc...
Sinopse
Este livro reúne textos desenvolvidos por docentes e discentes da Graduação em Letras Português/Inglês do IFMG – Campus Congonhas, refletindo uma diversidade de temáticas e pesquisas na área de Letras, como Linguística, Literatura, práticas e experiências de ensino e análise do discurso.
Número de Páginas
232
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2025
Área
Estudos de Linguagem
Pâmela Teixeira Ribeiro
Capítulo 1.
PROCESSO DE ADULTIZAÇÃO E EROTIZAÇÃO INFANTOJUVENIL: UMA ANÁLISE DE DIFERENTES TEXTOS SINCRÉTICOS A PARTIR DA PERSPECTIVA SEMIÓTICA-DISCURSIVA
Graziele Marcelina Ferreira Moura
Pollyanna Júnia Fernandes Maia Reis
Rafael Batista Andrade
Capítulo 2.
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E EDUCAÇÃO INTEGRAL: QUESTIONAMENTOS AO CONCEITO DE PRODUTIVIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Fernando Menezes de Oliveira
Gisélia Maria Campos Ribeiro
Capítulo 3.
MOMENTOS DE LITERATURA: DESAFIOS EM BUSCA DE PRÁTICAS MAIS HUMANIZADORAS
Demilde Martins Amaral
Capítulo 4.
AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RESSIGNIFICANDO PARADIGMAS NA BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Diego de Deus Moura
Fernanda Santos de Abreu
Doiara Silva dos Santos
Ellen Maria Oliveira de Souza
Capítulo 5.
CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO, ENSINO/APRENDIZAGEM DE INGLÊS E LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA NO IFMG CAMPUS CONGONHAS
Melissa Cristina Silva de Sá
Isabela de Oliveira Campos
Diego Moraes Malachias Silva Santos
Elisana de Oliveira Faria
Capítulo 6.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO BÁSICO TÉCNICO E TECNOLÓGICO (EBTT): UM MODELO BASEADO NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA TERMINOLOGIA
Pâmela Teixeira Ribeiro
Luís Henrique Serra
Capítulo 7.
UM PASSO PARA A INCLUSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PROJETO DE REDAÇÃO ENVOLVENDO UMA ALUNA SURDA
Ana Rachel Carvalho Leão
Fernanda Carla de Oliveira
Paloma Dias de Freitas
Capítulo 8.
UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE UMA ENTREVISTA SOBRE CONGONHAS COM A COORDENADORA DO OBSERVATÓRIO DE TURISMO DE MINAS GERAIS
Melissa Cristina Valadares Moreira
Pollyanna Júnia Fernandes Maia Reis
Rafael Batista Andrade
Capítulo 9.
RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA INDISCIPLINAR E TRANSGRESSIVA DA LICENCIATURA EM LETRAS DO IFMG – CAMPUS CONGONHAS
Kelly Cristina Torres de Barros Ferreira
Capítulo 10.
O CONTEXTO DA PANDEMIA E A VIDA COTIDIANA DOS ESTUDANTES DE LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS DO IFMG CONGONHAS
Matheus Faleiros Silva
SOBRE OS AUTORES