Com a obra Políticas linguísticas, ensino de línguas e o processo de internacionalização do ensino superior no Brasil, somos convidados a refletir sobre questões importantes relacionadas ao processo de internacionalização do ensino superior, a partir d...
Sinopse
Com a obra Políticas linguísticas, ensino de línguas e o processo de internacionalização do ensino superior no Brasil, somos convidados a refletir sobre questões importantes relacionadas ao processo de internacionalização do ensino superior, a partir de algumas conceituações, definições e estudos de caso. O atual mundo globalizado exige que as instituições de ensino busquem as mesmas interconexões globais, com o estabelecimento de parcerias que extrapolem a relação com o norte global e promovam também o estreitamento de laços no eixo sul-sul. Através da leitura dos artigos, podemos compreender como é possível investir em uma internacionalização abrangente e em casa, a partir de uma dimensão intercultural, que privilegie não somente processos de mobilidade acadêmica, como também uma mudança institucional de posturas e práticas. As experiências compartilhadas com o processo de ensino-aprendizagem de línguas focado na internacionalização, por meio de experiências com o inglês, francês, italiano e alemão, abrem espaço para a compreensão da necessidade em investirmos em uma internacionalização respaldada em princípios que valorizem o plurilinguismo, a partir da construção de políticas linguísticas sólidas.
Número de Páginas
100
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2022
Área
Estudos de Linguagem
Internacionalização do ensino superior pelas línguas estrangeiras: algumas considerações
Esperança, educação crítica e internacionalização da educação no Brasil: uma reflexão sobre práticas pedagógicas transformadoras
Cursos de inglês para internacionalização no Idiomas sem fronteiras da UFS
Formação de professores para a internacionalização: problematizando as experiências realizadas na rede Andifes ISF – francês e italiano
Internacionalização na pós-graduação da perspectiva discente: uma experiência de doutorado sanduíche na Alemanha
Sobre os autores