Neste livro, a autora faz o uso de metáforas e de histórias de vida pessoais para explorar os elementos do curso de Pedagogia da UEMS que auxiliam na minimização do "choque de realidade" enfrentado pelos seus professores recém-formados, ao adentrarem d...
Sinopse
Neste livro, a autora faz o uso de metáforas e de histórias de vida pessoais para explorar os elementos do curso de Pedagogia da UEMS que auxiliam na minimização do "choque de realidade" enfrentado pelos seus professores recém-formados, ao adentrarem de fato na profissão.
Número de Páginas
216
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2025
Área
Educação
CAPÍTULO 1
NARRATIVAS: AS MUDANÇAS DAS ESTAÇÕES E O DESABROCHAR DA ROSA
1.1 (Auto)biografia – método autônomo de pesquisa?
1.2 Narrativas e a questão da verdade
1.3 O uso de narrativas na presente pesquisa
CAPÍTULO 2
FLOR DO DESERTO: O CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMS/CAMPO GRANDE
2.1 A escolha
2.2 O curso
CAPÍTULO 3
ESTAÇÃO PRIMAVERA: PROFESSORES INICIANTES
3.1 A entrada na carreira
3.2 Os saberes docentes
3.3 A escola como ambiente formativo
CAPÍTULO 4
ESTAÇÃO OUTONO: QUANDO AS FLORES COMEÇAM A CAIR
4.1 Contextualização da pesquisa
4.2 E quando o outono chega e as folhas não caem? Questões acerca do quantitativo em pesquisa narrativa
4.3 A formação inicial dos egressos
4.4 A iniciação na docência
CAPÍTULO 5
INVERNO, PRIMAVERA E VERÃO: ATELIÊS FORMATIVOS
5.1 Achadouros de histórias: ateliês formativos
5.2 Primeiro Ateliê: questões suscitadas a partir dos dados do survey
5.2.1 Questões de gênero e diversidade
5.2.2 Currículo, projetos e programas: a percepção das participantes
5.2.3 A validação da pesquisa pelas participantes
5.3 Segundo Ateliê: a análise das participantes sobre os módulos do curso de Pedagogia
5.3.1 A formação inicial na perspectiva das participantes: módulos e disciplinas
5.4 Terceiro Ateliê: a iniciação à docência
5.4.1 O acolhimento na escola
5.4.2 Relações interpessoais: o sentimento de solidão
5.5 Projeto de si: o futuro para as iniciantes
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS