Políticas, práticas curriculares e educativas em contextos escolares e não escolares

Políticas, práticas curriculares e educativas em contextos escolares e não escolares

ISBN: 9786558403128 AUTOR: Fábio Viana Santos (orgs.), Nilma Margarida de Castro Crusoé (orgs.), Nubia Regina Moreira (orgs.)

Esta obra aborda a prática educativa no Brasil e como se configuram a formação dos currículos, considerando a região Nordeste do Brasil. Os capítulos que constituem o livro mostram diferente abordagens teórico-metodológicas como base que também configu...

R$ 85,90 R$ 60,13
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Esta obra aborda a prática educativa no Brasil e como se configuram a formação dos currículos, considerando a região Nordeste do Brasil. Os capítulos que constituem o livro mostram diferente abordagens teórico-metodológicas como base que também configuram o GPE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Curriculares e educativas) da Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia (Uesb). O objetivo é contribuir para a formação de pesquisadores, professores, pós-graduandos e profissionais da área da educação, promovendo maior debate e novas abordagens acerca do tema.


Número de Páginas

296


Formato

14x21


Ano de Publicação

2021


Área

Educação


Apresentação

Prefácio

Bloco 1. Política curricular e formação docente

1. A recontextualização da Lei 10.639/03 nos currículos dos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb: uma análise a partir dos projetos pedagógicos dos cursos

2. As arenas de emersão da Base Nacional Comum Curricular: atuações da política em curso de formação para professores

3. Pedagogia das competências para o ensino superior não universitário: anotações críticas

4. O ensino de arte nos anos iniciais: algumas reflexões sobre a formação do pedagogo

5. Currículo dos cursos de licenciatura no Brasil e a crise do capital: marco histórico, político e legal

6. A Atividade Orientadora de Ensino mediando a formação do professor de Matemática

Bloco 2. Políticas curriculares e práticas educativas em contextos escolares e não escolares

7. Escola do campo e políticas de avaliação em larga escala: produções políticas no contexto da prática

8. Sentidos atribuídos pelos professores à proposta curricular em escolas de referência em ensino médio em Pernambuco

9. O que se quer dizer quando se diz “currículo para as relações étnico-raciais”

10. Nem toda princesa é bem-vinda: regulações de gênero, sexualidades, raça e educação

11. “Movimento Escola Sem Partido”: um ensaio sobre a subversão de tecnologias digitais em função da negação da ciência

12. Tempo Juvenil: os desafios da prática educativa e do currículo

13. Práticas educativas do Teatro do Oprimido: narrativas de integrantes

14. Cenas etnográficas de cuidado, alegria, fé e medo (Caetité, Outubro Rosa de 2019)

Sobre os autores

Adriege Matias Rodrigues

Aida Maria da Silva

Alfrancio Ferreira Dias

Ana Cláudia da Silva Rodrigues

Ana de Fátima Pereira de Sousa Abranches

Bruna Ferreira dos Santos

Cecilia Conceição Moreira Soares

Danyella Jakelyne Lucas Gomes

Deribaldo Santos

Elaine Cristina dos Santos Lima

Elizeu Pinheiro da Cruz

Gabrielly Nayara Costa Coutinho

Geane da Silva Vieira

Ivanderson Pereira da Silva

Janaína Alves de Oliveira Serejo

Jocilene Oliveira Santos Brito

Késia dos Anjos Rocha

Lavínia Kacelle Carvalho Alves

Leila Kely dos Santos da Paz

Marcia Betania de Oliveira

Maria Escolástica Moura dos Santos

Maria Gorete Rodrigues de Amorim

Maria Vilani Cosme de Carvalho

Michele Sodré Logeto

Ruthnelle de Oliveira Chagas

Sandra Meira Santos

Relacionados

Misturadas

Misturadas

R$ 56,34
Comprar
Profissão Professor

Profissão Professor

R$ 74,61
Comprar
Pedagogos em Cena

Pedagogos em Cena

R$ 43,33
Comprar
Educação e Infância

Educação e Infância

R$ 27,54
Comprar