Misturadas

Misturadas

ISBN: 9788546212781 AUTOR: Josemar Figueiredo Araújo

Nesta obra, o acesso das pessoas deficientes às escolas regulares, com base em dispositivos criminais, foi analisado a partir da crítica de algumas visões teóricas sobre o papel social da escola. Após considerar diferentes modelos conceituais relativos...

R$ 52,90 R$ 47,61
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Nesta obra, o acesso das pessoas deficientes às escolas regulares, com base em dispositivos criminais, foi analisado a partir da crítica de algumas visões teóricas sobre o papel social da escola. Após considerar diferentes modelos conceituais relativos ao termo deficiência, o autor abordou os paradigmas educacionais e os dispositivos jurídicos que envolvem a educação dos deficientes. O cerne do problema consiste em saber se o direito penal e a proposta pedagógica inclusiva podem se completar no tocante à garantia de acesso das pessoas com deficiência às escolas regulares. O autor chama ainda a atenção para os resultados da política de inclusão educacional desenvolvida no Brasil, verificada a existência de escolas que se recusam a receber crianças com de¬ciência, de escolas que recebem os de¬cientes apenas para evitar as punições criminais a seus responsáveis, e das que, de fato, fazem da inclusão um compromisso, esta obra identifica os “efeitos colaterais” do uso de certas normas de cunho penal com objetivo de promover inclusão escolar.


Número de Páginas

324


Formato

16x23cm


Ano de Publicação

2018


Área

Educação


Capítulo I: Educação e escola; Capítulo II: Deficiência: aspectos corporais, sociais e jurídicos; Capítulo III: A educação da pessoa com deficiência; Capítulo IV: Contornos legais da inclusão educacional das pessoas com deficiência no Brasil; Capítulo V: Os comandos inclusivos rígidos; Capítulo VI: As partes do processo de inclusão educacional; Capítulo VII: A inclusão em números; Capítulo VIII: Para além dos comandos inclusivos rígidos.