Uma análise profunda da educação em Angola, este livro destaca o papel do ensino na emancipação social e humana. Com uma abordagem crítica e inovadora, apresenta-se um currículo alinhado às necessidades do país, inspirando jovens a lutar por seus direi...
Sinopse
Uma análise profunda da educação em Angola, este livro destaca o papel do ensino na emancipação social e humana. Com uma abordagem crítica e inovadora, apresenta-se um currículo alinhado às necessidades do país, inspirando jovens a lutar por seus direitos.
Número de Páginas
220
Formato
16x23cm
Ano de Publicação
2025
Área
Educação
Considerações iniciais
Capítulo 1.
ANÁLISE DA POLÍTICA EDUCACIONAL DESDE A PERSPECTIVA SOCIAL
1. Política social como política pública
2. Política educacional e transformação social
3. Avaliação e análise da política educacional
4. A essência do trabalho na formação do ser humano
5. A participação social como fundamento da educação emancipadora e cidadã
Capítulo 2.
COLONIALISMO, ESTADO E EDUCAÇÃO EM ANGOLA: ENTRE MEMÓRIA HISTÓRICA E A ATUALIDADE EDUCACIONAL
1. Diagnóstico da política educacional em Angola e seu impacto na inserção social dos jovens
2. Assimetria regional e o desenvolvimento desigual em Angola
3. Desigualdades sociais em Angola: uma análise multidimensional
4. A escassez de escolas técnicas e o desemprego em Angola
5. Orçamento Geral do Estado e o impacto no setor da Educação em Angola
6. Fins da política educacional em Angola: desafios e oportunidades no Ensino Médio e acesso ao Ensino Superior
Capítulo 3.
ITINERÁRIO EDUCATIVO E METODOLÓGICO DA PESQUISA
1. Contexto da pesquisa: município do Kilamba Kiaxi, Luanda
1.1 Caracterização do Instituto Médio Politécnico Pascoal Luvualu
1.2 Liceu 8004
2. Sujeitos da pesquisa
3. Tipo de estudo
4. Técnicas e instrumentos de construção de dados
5. Os dados da pesquisa
6. Questões éticas e limitações na pesquisa
Capítulo 4.
EDUCAÇÃO SOCIAL E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DE JOVENS EM ANGOLA: APRENDIZAGENS PARA UMA VIDA ATIVA
1. Itinerário de formação e mercado de trabalho
2. Participação social e continuidade na formação
3. Avaliação dos ex-estudantes do Ensino Médio sobre os resultados da aprendizagem
3.1 Aspectos positivos e a melhorar
3.2 Propostas para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio
4. O contributo do Serviço Social no Sistema Educativo Angolano
Considerações finais
Referências