Política Educacional e Papel do Estado em Tempos Atuais

Política Educacional e Papel do Estado em Tempos Atuais

Análises, Perspectivas e Possibilidades

ISBN: 9788546214518 AUTOR: Alexandre Augusto Cals e Souza (Org.)

Este livro é mais um daqueles que vem para contribuir no debate acerca das Políticas Educacionais e o papel do Estado em tempos atuais. Tempos estes em que pairam nuvens sombrias no que concerne as políticas para a educação pública, da Educação Básica ...

R$ 47,90 R$ 43,11
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Este livro é mais um daqueles que vem para contribuir no debate acerca das Políticas Educacionais e o papel do Estado em tempos atuais. Tempos estes em que pairam nuvens sombrias no que concerne as políticas para a educação pública, da Educação Básica ao Ensino Superior. A obra e o conjunto de autores que se propuseram a participar deste projeto que vem exatamente, ser um meio de reflexão dessa atual conjuntura, suas leituras, suas informações e suas reflexões a partir das questões educativas, nos dá instrumentos para enfrentar as situações colocadas e aplainar caminhos muitas vezes negligenciados. Os estudos apresentados nos capítulos, nos apresentam diversos olhares sobre o tema central do livro. O convite à leitura está feito para nos fazer pensar e edificar novas trilhas e proposições criativas para superar os marcos negativos que vêm historicamente se repetindo, em busca de uma educação pública, gratuita e efetivamente de qualidade.


Número de Páginas

260


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2019


Área

Educação


1. Política educacional e a organização do ensino no município de Anajás/PA: desafios e perspectivas na busca de um sistema democrático de ensino público municipal. 
2. Escola sem partido: uma proposta inovadora?
3. Capitalismo e regulação da educação básica no Brasil: a Lei nº 13.415/2017 no processo de definição de políticas educacionais.
4. A Política de Educação Profissional do IFPA: Estudos sobre os impactos socioeducacionais em uma comunidade ribeirinha.
5. Um ensaio sobre o papel do Estado na construção das políticas públicas que fomentaram a expansão da dendecultura na Amazônia.
6. O conselho escolar como relevante instrumento de participação e de protagonismo educacional no contexto da rede pública municipal de ensino de Abaetetuba/PA.
7. A educação do campo contra o capital e o Estado: os imperativos sociometa bólicos do capital e o fascismo na produção da existência da classe camponesa.
8. O processo de democratização da escola pública no Brasil.
9. Políticas públicas e educação do campo no contexto do capitalismo atual.
10. Ensino superior no Brasil e os rebatimentos da contrarreforma do Estado.
11. Uma perspectiva de gestão democrática a partir da gestão de recursos públicos educacionais com a autonomia da comunidade escolar na rede pública municipal de ensino de Abaetetuba/PA.
12. Residências universitárias da Uneb: uma perspectiva da construção desse direito.
13. O ensino de línguas estrangeiras/adicionais no Brasil: uma visão política linguística.
14. Indagações e inquietações para uma prática comprometida e libertadora em um campo de estágio em psicologia escolar.


Afonso Welliton de S. Nascimento
Alice Raquel Maia Negrão
Aline G. B. da Silva
Aquiles Vasconcelos Simões
Auristela Correa Castro
Benedito Antônio N. Pinheiro
Camila de Almeida Teixeira
Camila Quevedo Oppelt
Cassio Vale
Cristiano Apolucena Cabral
Edson Caetano
Everton Nery Carneiro
Fellipe da Silva Paiva
Fernanda Von Mühlen
Graça Elda Vasconcelos
Jhonathan Lima Lobato
Joel Fernando Borella
Joicy Cardoso da Silva
Juliany Serra Miranda
Laryssa Gabriella G. dos Santos
Lousana de Jesus Santana
Maria do Socorro V. Pereira
Suemy Yukizaki