Pesquisa-formação e indução docente

Pesquisa-formação e indução docente

ISBN: 9788546228423 AUTOR: Giseli Barreto Cruz

Como a indução entre pares mediada pelo fazer da pesquisa

contribui para o agir e reagir de professores/as em relação às dificuldades que afetam a docência em seus primeiros anos de exercício profissional?

Esta pergunta está no cerne da exper...

Mais Informações

Sinopse

Como a indução entre pares mediada pelo fazer da pesquisa

contribui para o agir e reagir de professores/as em relação às dificuldades que afetam a docência em seus primeiros anos de exercício profissional?

Esta pergunta está no cerne da experiência narrada neste e-book, que traz à cena uma pesquisa-formação com professores/as iniciantes, em diferentes contextos regionais do nosso país. O que se conta emerge de uma proposta de indução docente que apostou na troca entre pares como uma estratégia de partilha e enfrentamento das dificuldades que interpelam os/as professores/as iniciantes no processo de socialização profissional.


Número de Páginas

244


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2025


Área

Educação


APRESENTAÇÃO

Pesquisa-formação e indução docente: uma experiência em três contextos

Referências

PREFÁCIO

Referência

PARTE I: PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO

1. A PERSPECTIVA (AUTO)BIOGRÁFICA E A NARRATIVA DE SI COMO CAMINHO DE FORMAÇÃO

A Pesquisa-Formação

Narrativa (auto)biográfica

Referências

2. AFETAMENTOS DE UM CENÁRIO PANDÊMICO

Referências

3. A PESQUISA-FORMAÇÃO NO CONTEXTO DO RIO DE JANEIRO: CAMINHO TRILHADO

Referências

4. A PESQUISA-FORMAÇÃO EM SANTA CATARINA: PASSOS DADOS

Referências

5. A PESQUISA-FORMAÇÃO NO CEARÁ: CENAS PERCORRIDAS

Referências

PARTE II: CENAS FORMATIVAS

A ENTRADA NA ESCOLA COMO PROFESSOR/A

6. A ENTRADA NA ESCOLA COMO PROFESSOR/A: CENAS DO RIO DE JANEIRO

Acolhimento pelos pares

Insegurança

Expectativa e motivação

As primeiras aulas: entre o ideal e o real

Referências

7. A ENTRADA NA ESCOLA COMO PROFESSOR/A: CENAS DE SANTA CATARINA

Referências

8. A ENTRADA NA ESCOLA COMO PROFESSOR/A: CENAS DO CEARÁ

O acolhimento

As primeiras impressões e sentimentos

O contato inicial

As primeiras aulas

Referências

AS DIFICULDADES E OS DESAFIOS ENFRENTADOS

9. AS DIFICULDADES E OS DESAFIOS ENFRENTADOS: CENAS DO RIO DE JANEIRO

Dificuldades

Desafios

Referências

10. AS DIFICULDADES E OS DESAFIOS ENFRENTADOS: CENAS DE SANTA CATARINA

Referências

11. AS DIFICULDADES E OS DESAFIOS ENFRENTADOS: CENAS DO CEARÁ

Dificuldades

Desafios

Referências

AS ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO: CAMINHOS TRILHADOS PARA A SOBREVIVÊNCIA E ESTABILIDADE NA DOCÊNCIA

12. ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO: CENAS DO RIO DE JANEIRO

A força da mutualidade e a troca entre os pares

A potência da formação continuada

A prática reflexiva e a escuta de si e de outro

A atenção ao planejamento da prática pedagógica

A docência compartilhada

Referências

13. ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO: CENAS DE SANTA CATARINA

Referências

14. ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO: CENAS DO CEARÁ

Buscar apoio dos pares e diálogo com a gestão escolar

Relacionar-se com afetividade, dialogicidade e empatia

Refletir sobre o trabalho docente

Aproximar a família da escola em busca de apoio e parcerias

Buscar conhecimentos e estudar

Utilizar metodologias diversificadas e o uso de recursos tecnológicos

Referências

PARTE III: A INDUÇÃO PELA PESQUISA-FORMAÇÃO: POSSIBILIDADES ESCRUTINADAS

A INDUÇÃO PELA PESQUISA-FORMAÇÃO: POSSIBILIDADES ESCRUTINADAS

15. A INDUÇÃO PELA PESQUISA-FORMAÇÃO: POSSIBILIDADES ESCRUTINADAS NO CONTEXTO DO RIO DE JANEIRO

Investigação da própria prática

Autoria docente por meio da escrita de si

Referências

16. A INDUÇÃO PELA PESQUISA-FORMAÇÃO: POSSIBILIDADES ESCRUTINADAS NO CONTEXTO DE SANTA CATARINA

17. A INDUÇÃO PELA PESQUISA-FORMAÇÃO: POSSIBILIDADES ESCRUTINADAS NO CONTEXTO DO CEARÁ

O agir ante os desafios da docência, considerando as trajetórias profissionais e as experiências no Grupo de Formação

Estratégias exitosas vividas ante os desafios da docência e recomendadas a um/a colega iniciante

O acolhimento da professora e do professor


Isabel Maria Sabino de Farias

Márcia de Souza Hobold

Relacionados

Professor e Livro Didático

Professor e Livro Didático

R$ 78,90
Comprar
O espaço literário

O espaço literário

R$ 42,90
Comprar
Entre o real e o ideal

Entre o real e o ideal

R$ 45,90
Comprar
Tutoria para monografias e dissertações acadêmicas

Tutoria para monografias e dissertações acadêmicas

R$ 42,90
Comprar