Como a indução entre pares mediada pelo fazer da pesquisa
contribui para o agir e reagir de professores/as em relação às dificuldades que afetam a docência em seus primeiros anos de exercício profissional?
Esta pergunta está no cerne da exper...
Sinopse
Como a indução entre pares mediada pelo fazer da pesquisa
contribui para o agir e reagir de professores/as em relação às dificuldades que afetam a docência em seus primeiros anos de exercício profissional?
Esta pergunta está no cerne da experiência narrada neste e-book, que traz à cena uma pesquisa-formação com professores/as iniciantes, em diferentes contextos regionais do nosso país. O que se conta emerge de uma proposta de indução docente que apostou na troca entre pares como uma estratégia de partilha e enfrentamento das dificuldades que interpelam os/as professores/as iniciantes no processo de socialização profissional.
Número de Páginas
244
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2025
Área
Educação
Pesquisa-formação e indução docente: uma experiência em três contextos
Referências
PREFÁCIO
Referência
PARTE I: PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO
1. A PERSPECTIVA (AUTO)BIOGRÁFICA E A NARRATIVA DE SI COMO CAMINHO DE FORMAÇÃO
A Pesquisa-Formação
Narrativa (auto)biográfica
Referências
2. AFETAMENTOS DE UM CENÁRIO PANDÊMICO
Referências
3. A PESQUISA-FORMAÇÃO NO CONTEXTO DO RIO DE JANEIRO: CAMINHO TRILHADO
Referências
4. A PESQUISA-FORMAÇÃO EM SANTA CATARINA: PASSOS DADOS
Referências
5. A PESQUISA-FORMAÇÃO NO CEARÁ: CENAS PERCORRIDAS
Referências
PARTE II: CENAS FORMATIVAS
A ENTRADA NA ESCOLA COMO PROFESSOR/A
6. A ENTRADA NA ESCOLA COMO PROFESSOR/A: CENAS DO RIO DE JANEIRO
Acolhimento pelos pares
Insegurança
Expectativa e motivação
As primeiras aulas: entre o ideal e o real
Referências
7. A ENTRADA NA ESCOLA COMO PROFESSOR/A: CENAS DE SANTA CATARINA
Referências
8. A ENTRADA NA ESCOLA COMO PROFESSOR/A: CENAS DO CEARÁ
O acolhimento
As primeiras impressões e sentimentos
O contato inicial
As primeiras aulas
Referências
AS DIFICULDADES E OS DESAFIOS ENFRENTADOS
9. AS DIFICULDADES E OS DESAFIOS ENFRENTADOS: CENAS DO RIO DE JANEIRO
Dificuldades
Desafios
Referências
10. AS DIFICULDADES E OS DESAFIOS ENFRENTADOS: CENAS DE SANTA CATARINA
Referências
11. AS DIFICULDADES E OS DESAFIOS ENFRENTADOS: CENAS DO CEARÁ
Dificuldades
Desafios
Referências
AS ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO: CAMINHOS TRILHADOS PARA A SOBREVIVÊNCIA E ESTABILIDADE NA DOCÊNCIA
12. ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO: CENAS DO RIO DE JANEIRO
A força da mutualidade e a troca entre os pares
A potência da formação continuada
A prática reflexiva e a escuta de si e de outro
A atenção ao planejamento da prática pedagógica
A docência compartilhada
Referências
13. ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO: CENAS DE SANTA CATARINA
Referências
14. ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO: CENAS DO CEARÁ
Buscar apoio dos pares e diálogo com a gestão escolar
Relacionar-se com afetividade, dialogicidade e empatia
Refletir sobre o trabalho docente
Aproximar a família da escola em busca de apoio e parcerias
Buscar conhecimentos e estudar
Utilizar metodologias diversificadas e o uso de recursos tecnológicos
Referências
PARTE III: A INDUÇÃO PELA PESQUISA-FORMAÇÃO: POSSIBILIDADES ESCRUTINADAS
A INDUÇÃO PELA PESQUISA-FORMAÇÃO: POSSIBILIDADES ESCRUTINADAS
15. A INDUÇÃO PELA PESQUISA-FORMAÇÃO: POSSIBILIDADES ESCRUTINADAS NO CONTEXTO DO RIO DE JANEIRO
Investigação da própria prática
Autoria docente por meio da escrita de si
Referências
16. A INDUÇÃO PELA PESQUISA-FORMAÇÃO: POSSIBILIDADES ESCRUTINADAS NO CONTEXTO DE SANTA CATARINA
17. A INDUÇÃO PELA PESQUISA-FORMAÇÃO: POSSIBILIDADES ESCRUTINADAS NO CONTEXTO DO CEARÁ
O agir ante os desafios da docência, considerando as trajetórias profissionais e as experiências no Grupo de Formação
Estratégias exitosas vividas ante os desafios da docência e recomendadas a um/a colega iniciante
O acolhimento da professora e do professor
Márcia de Souza Hobold