A obra aborda a educação inclusiva do autista sob uma perspectiva psicanalítica e discute a práxis pedagógica a fim de propor um método que considere a subjetividade do aluno com autismo e transcenda o diagnóstico médico, evitando estigmatizações.
...
Sinopse
A obra aborda a educação inclusiva do autista sob uma perspectiva psicanalítica e discute a práxis pedagógica a fim de propor um método que considere a subjetividade do aluno com autismo e transcenda o diagnóstico médico, evitando estigmatizações.
Número de Páginas
176
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2025
Área
Educação
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1. A TRAJETÓRIA HISTÓRICA-SOCIAL DOS PROCESSOS DE INCLUSÃO DO AUTISTA NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO BRASILEIRO
1.1 Autismo: concepções teóricas e hegemônicas no campo educacional
1.2 Políticas públicas para educação inclusiva no Brasil e a Inclusão do autista
1.3 A práxis do professor de apoio especializado para o aluno autista a partir da lei Berenice Piana
CAPÍTULO 2. PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO AUTISTA
2.1 A constituição do sujeito no autismo e na psicanálise lacaniana
2.2 Contribuições da psicanálise na inclusão escolar dos autistas
2.3 Relação professor de apoio-autista: possibilidades para a constituição subjetiva do aluno autista
CAPÍTULO 3. CRÍTICAS AO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO DA INCLUSÃO QUE EXCLUI E AS PERPECTIVAS DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA DO ALUNO AUTISTA
3.1 Contradições nas Políticas Públicas para inclusão do autista no Sistema Regular de Ensino Brasileiro
3.2 Análise e discussão da experiência de uma professora de apoio na inclusão de um aluno autista: possibilidadesde atuação desse profissional
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS