O lugar e a cena

O lugar e a cena

A territorialidade na poética do teatro experimental de Alta Floresta

ISBN: 9788546229758 AUTOR: Ronaldo Adriano Freitas Lima

Explore a trajetória do Teatro Experimental de Alta Floresta e sua conexão com a Amazônia Mato-grossense. Ronaldo revela como a territorialidade molda a poética teatral do grupo, abordando processos sociais, culturais e históricos que transformam arte ...

QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Explore a trajetória do Teatro Experimental de Alta Floresta e sua conexão com a Amazônia Mato-grossense. Ronaldo revela como a territorialidade molda a poética teatral do grupo, abordando processos sociais, culturais e históricos que transformam arte em crítica.



Número de Páginas

304


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2025


Área

Artes e Fotografia


Apresentação

ARTE E VIDA EM PROCESSO

Introdução

Capítulo 1.

O SURGIMENTO DO TEATRO EXPERIMENTAL DE ALTA FLORESTA, SUA RELAÇÃO COM A CIDADE E O FAZER-SE GRUPO TEATRAL

Origens e a relação com o território

A identificação com o território no sobrenome, na identidade visual e no papel social

A didática do Teaf: fazendo e aprendendo

O teatrar nosso de cada dia

O doar-se para a cidade: a sede que é transformada em espaço cultural

Capítulo 2.

O PROCESSO DE “COLONIZAÇÃO” DA CIDADE DE ALTA FLORESTA, NA AMAZÔNIA MATO-GROSSENSE

Em busca do paraíso e o processo de ocupação

O mito do colonizador

Colonos “novos ricos” e o discurso do “colonizador”

Capítulo 3.

FRAGMENTOS DE VIDA:

A OCUPAÇÃO DA AMAZÔNIA MATO-GROSSENSE NOS PALCOS DA CIDADE

A floresta como cenário

Capítulo 4.

BATEIA:

OS BAIXÕES DO GARIMPO NOS PALCOS DA AMAZÔNIA MATO-GROSSENSE

A corrida do ouro e o desprezo da vida garimpeira na Amazônia mato-grossense

A memória do garimpo em Bateia

Capítulo 5.

A SANTA JOANA DOS MATADOUROS DE BRECHT:

A CONVERSÃO DO BIOMA AMAZÔNICO EM “BIOMA PASTAGEM” NA MONTAGEM DO TEAF

Como estavam os arranjos de grupo naquele momento?

O modo de gestão influencia no estético e vice-versa

A “descoberta” de uma Alta Floresta cercada por currais de gado

O processo do espetáculo e a transposição do contexto da Amazônia mato-grossense para a obra de Brecht

O treinamento dos atores e atrizes e a consciência da técnica

O auto reivindicar-se pertencente ao Teatro de Grupo

Considerações finais

Referências



Relacionados

Teatro e Formação de Espectadores

Teatro e Formação de Espectadores

R$ 31,86
Comprar
Processos comunicacionais no teatro de rua

Processos comunicacionais no teatro de rua

R$ 64,72
Comprar
Interfaces entre Cena Teatral e Pedagogia

Interfaces entre Cena Teatral e Pedagogia

R$ 44,94
Comprar
Arte e cinema

Arte e cinema

R$ 42,21
Comprar