O diário de leitura

O diário de leitura

Um aliado para leituras literárias

ISBN: 9788546221110 AUTOR: Dorinaldo dos Santos Nascimento

No diário de leitura proposto neste livro, os estudantes registram textos em primeira pessoa do singular, a partir de instruções preestabelecidas pelo docente. Nele, o estudante/leitor, à medida que lê, dialoga de forma reflexiva com o texto lido, pode...

R$ 44,90 R$ 40,41
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

No diário de leitura proposto neste livro, os estudantes registram textos em primeira pessoa do singular, a partir de instruções preestabelecidas pelo docente. Nele, o estudante/leitor, à medida que lê, dialoga de forma reflexiva com o texto lido, podendo evocar seu repertório de leituras e vivências.


Número de Páginas

116


Formato

14x21


Ano de Publicação

2022


Área

Educação


INTRODUÇÃO

1. Considerações teóricas

1.1 A prática do diarismo

1.2 Diário de leitura: instrumento de ensino-aprendizagem

1.3 O compartilhamento do diário de leitura

1.4 Concepção de leitor e leitura literária

1.5 A intervenção subjetiva do leitor

2. Metodologia

2.1 A pesquisa-ação

2.2 Sujeitos da pesquisa e sua contextualização

2.3 Codificação e tratamento dos dados da pesquisa

2.4 Corpus do plano de trabalho: leituras-base para o diário de leitura

2.5 Quadro-síntese com procedimentos metodológicos

3. Análise dos diários de leitura dos estudantes

3.1 Análise da primeira entrada no diário de leitura: conto “A cabeça”

a. Processo de fabulação da narrativa:

b. Reverberações interpretativas do conteúdo narrativo no leitor:

3.2 Análise de entradas após releitura instrumentalizada: conto “A cabeça”

a. Comentários à crítica literária e aparente manutenção da compreensão da primeira entrada:

b. Relação comparativa entre o conto e a música:

c. Comentários apenas sobre a composição musical:

d. Informações sobre o autor:

e. Influência do outro na segunda interpretação:

3.3 Análise da terceira entrada no diário de leitura: conto “Ganhar o jogo”

a. Características/ações do protagonista:

b. Reverberações interpretativas do conteúdo narrativo no leitor:

c. Relações com o modo de construção da narrativa:

3.4 Análise de entradas após releitura instrumentalizada: conto “Ganhar o jogo”

a. Comentários à crítica literária e aparente manutenção da compreensão da primeira entrada:

b. Relação comparativa entre o documentário e o conto:

c. Comentários apenas ao documentário:

d. Reconhecimento de mudança interpretativa:

3.5 Compartilhamento dos diários de leitura: discussão das entradas

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

CADERNO PEDAGÓGICO O DIÁRIO DE LEITURA: UM ALIADO PARA LEITURAS LITERÁRIAS APRESENTAÇÃO

INTRODUÇÃO

1. Concepções de leitor e leitura literária

1.1 A prática diarista

1.2 Mas, o que é o diário de leitura? E para que serve?

1.3 Por que é importante o compartilhamento do diário de leitura?

2. Sequência didática

3. Ações didáticas

3.1 Instruções para entrada em diário de leitura

3.2 Orientações para o compartilhamento dos diários de leitura

3.3 Descrição das atividades de motivação à releitura das narrativas

3.4 Dicas para atividades de contextualização anterior à releitura da narrativa

Palavra final

REFERÊNCIAS

Relacionados

Atuação Teatral e Ensino de Língua Estrangeira

Atuação Teatral e Ensino de Língua Estrangeira

R$ 22,95
Comprar
Leitura e Literatura Infantil e Juvenil

Leitura e Literatura Infantil e Juvenil

R$ 53,83
Comprar
O sujeito nulo no português popular da Bahia

O sujeito nulo no português popular da Bahia

R$ 47,53
Comprar