Mediação de leitura literária e formação de leitores

Mediação de leitura literária e formação de leitores

Ensino Fundamental I

ISBN: 9786558402091 AUTOR: Adauto Locatelli Taufer (orgs.), Pedro Balaus Custódio (orgs.), Wellington Furtado Ramos (orgs.)

Esta obra tem como objetivo trazer uma reflexão acerca da importância da literatura na formação dos leitores considerando o ambiente escolar. Ao longo dos capítulos é discutido a presença da literatura na vida escolar e no processo de aprendizagem e le...

R$ 49,90 R$ 44,91
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Esta obra tem como objetivo trazer uma reflexão acerca da importância da literatura na formação dos leitores considerando o ambiente escolar. Ao longo dos capítulos é discutido a presença da literatura na vida escolar e no processo de aprendizagem e letramento e também os desafios encontrados por educadores e pesquisadores que se debruçam sobre o tema. Sem esquecer do papel do livro, objeto essencial para mediação do conhecimento.


Número de Páginas

304


Formato

14x21


Ano de Publicação

2021


Área

Educação


1. Leitura, literatura e biblioteca escolar: a formação de leitores críticos e reflexivos

2. Das leituras ingénuas às leituras esclarecidas - caminhos da mediação da leitura

3. Contribuições da análise do comportamento para a formação de leitores no Ensino Fundamental I

4. Literatura e leitura no contexto escolar: facetas de duas professoras alfabetizadoras

5. A leitura na prática pedagógica de professoras alfabetizadoras de Corumbá-MS: algumas considerações

6. Representações do campo e de seus sujeitos em textos literários veiculados em livros didáticos do PNLD Campo

7. O livro didático de língua portuguesa como instância de escolarização da literatura: a desautomatização do olhar em uma cor, duas cores, todas elas

8. Ler, contar e encantar: um projeto de leitura no Ensino Fundamental I

9. Como ler contos ilustrados com as crianças? Algumas noções teóricas para uma mediação leitora consciente e crítica

10. Da literatura à pintura: uma prática interventiva na formação do leitor-literário do Ensino Fundamental I

11. A leitura literária como direito no Ensino Fundamental I: reflexões teóricas e práticas

12. Quem soltou o pum? – relato de experiência de leitura

13. Mediação de leitura em tempos de pandemia: a utilização do rádio como ferramenta na formação de leitores nos anos iniciais

14. A literatura para a infância na escola: os contornos que não podem ser esquecidos

Sobre os autores

Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues

Sónia Teresa Simões da Costa

Vilson Pruzak dos Santos

Ana Paula da Silva Rodrigues

Andréia de Oliveira Alencar Iguma

Andreina de Melo Louveira Arteman

Beatriz dos Santos Feres

Camyla Rodrigues Benevides do Nascimento

Caroline Prestes Gusmão

Fabiano Tadeu Grazioli

Gabrielly de Almeida Ribeiro

Gilmei Francisco Fleck

Joaes Cabral de Lima

José Francisco De Sousa

Leonardo Montes Lopes

Luciana Pereira Azevedo

Márcia Regina do Nascimento Sambugari

Marcilene Muniz Monteiro Conceição

Marcio da Silva Oliveira

Maria Inez Domingues Galeano

Maria José Gamboa

Matilde Costa Fernandes de Souza

Rebeca Cacho Barcelos

Renata Junqueira de Souza

Rita Cristina Gonçalves Mendes Bispo

Relacionados

Atividades Práticas em Leitura e Escrita

Atividades Práticas em Leitura e Escrita

R$ 26,91
Comprar
Experiências de Leitura e Escrita Poética no Campo

Experiências de Leitura e Escrita Poética no Campo

R$ 19,71
Comprar
Leitura e Escrita de Resumo Escolar no Ensino Médio

Leitura e Escrita de Resumo Escolar no Ensino Médio

R$ 40,41
Comprar
Leitura e Mediação Pedagógica em Perspectivas

Leitura e Mediação Pedagógica em Perspectivas

R$ 38,61
Comprar