Mascaramento Espacial

Mascaramento Espacial

ISBN: 9788546228072 AUTOR: Ipojucan Pereira Da Silva

A obra discute a relevância do mascaramento espacial nos estudos de atuação. A máscara é explorada como um símbolo de metamorfose, que permite ao ator adentrar na alteridade e experimentar estados corporais intensos. É uma importante reflexão sobre as ...

R$ 69,90 R$ 62,91
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

A obra discute a relevância do mascaramento espacial nos estudos de atuação. A máscara é explorada como um símbolo de metamorfose, que permite ao ator adentrar na alteridade e experimentar estados corporais intensos. É uma importante reflexão sobre as artes cênicas na contemporaneidade.



Número de Páginas

236


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2025


Área

Artes e Fotografia


APRESENTAÇÃO: CORPO E ESPAÇO A PERFORMAR MOVERES

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO I. A MÁSCARA DINÂMICA: DIÁLOGOS ENTRE O CORPO E O ESPAÇO

O recurso do mascaramento na fisicalização do espaço

O Laboratório do Estudo do Movimento (LEM) de Jacques Lecoq: o papel do movimento na criação do espaço

As bases para o trabalho com máscaras dinâmicas

Os estados da máscara neutra e a geometria da máscara expressiva

Princípios gerais da máscara dinâmica

Laboratório de Mascaramento Espacial I: explorações da espacialidade corporal por meio de máscaras dinâmicas

A espacialidade corporal sob o prisma da máscara dinâmica

CAPÍTULO II. ESPACIALIDADE-MÁSCARA

Espaço geométrico e espaço orgânico

Espaço encerrado: trânsito entre arquitetura e escultura

Bichos: as estruturas orgânicas de Lygia Clark

Laboratório de Mascaramento Espacial II: investigação de procedimentos a partir da espacialidade-máscara

A espacialidade estática como dispositivo

O trabalho corporal para a ativação do dispositivo

O plano: a experiência de uma corporalidade cubista

Estruturas cinéticas: experiências em tempo-espaço orgânico

CAPÍTULO III. A PARTITURA COMO MASCARAMENTO

A partitura de ação: estrutura geradora da espacialidade corporal

Laboratório de Mascaramento Espacial III: a criação do Experimento n. 1 a partir da Corêutica de Laban

Laboratório de Mascaramento Espacial IV: processo de criação de (Um) Hamlet – Experimento n. 2

Partitura de deslocamento

Partitura de gestos

Mascaramento como partitura

Composição de ambiência: camadas de sonoridades, falas e elementos cênicos

Ambiente cênico: o espaço vazio como moldura

CAPÍTULO IV. (UM) HAMLET – EXPERIMENTO N. 3: A CONSTRUÇÃO DE UM TOPOS CÊNICO

O texto e a espacialidade corporal do ator

Laboratório de Mascaramento Espacial V: o processo de criação de (Um) Hamlet – Experimento n. 3

Leitura espacial do texto

Atenção cartográfica

Estrutura dramatúrgica dinâmica

Paisagens sonoras

A encenação ou um fluxo constante de dobras de espacialidades

REFERÊNCIAS


Relacionados

Linhagens e Noções Fundamentais de Improvisação Teatral no Brasil

Linhagens e Noções Fundamentais de Improvisação Teatral no Brasil

R$ 71,91
Comprar
Interfaces entre Cena Teatral e Pedagogia

Interfaces entre Cena Teatral e Pedagogia

R$ 44,94
Comprar
Acentos Performativos na Experiência Teatral Contemporânea

Acentos Performativos na Experiência Teatral Contemporânea

R$ 44,94
Comprar
Os nordestes e o teatro brasileiro

Os nordestes e o teatro brasileiro

R$ 68,53
Comprar