Este livro propõe refletir sobre os Centros de Línguas vinculados a instituições públicas no estado do Amazonas, ao propor essas reflexões nos faz compreender o papel fundamental dos centros na democratização do acesso às línguas adicionais no Brasil, ...
Sinopse
Este livro propõe refletir sobre os Centros de Línguas vinculados a instituições públicas no estado do Amazonas, ao propor essas reflexões nos faz compreender o papel fundamental dos centros na democratização do acesso às línguas adicionais no Brasil, em geral, e no Amazonas, em particular, e no resgate da importância do ensino público de línguas no imaginário do brasileiro. Com a lógica das escolas livres, esses Centros têm um duplo papel. Ao mesmo que pluralizam a oferta de línguas à comunidade, trazem essa comunidade de volta ao espaço público do ensino de línguas, reconstruindo uma relação fundamental.
Número de Páginas
192
Formato
14x21
Ano de Publicação
2020
Área
Educação
Prefácio
1. Práticas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no Centro de Idiomas do Instituto Federal do Amazonas
2. Imac – Instrumento de mapeamento e avaliação de competências na língua espanhola
3. Produção de telejornal nas aulas de Espanhol: uma proposta mediante Enfoque por Tarefas
4. WhatsApp: uma ferramenta para auxiliar o ensino de Espanhol como língua adicional
5. Práticas de leitura em língua inglesa: relato de experiência realizada no Centro de Idiomas do Instituto Federal do Amazonas
6. O uso do aplicativo WhatsApp como ferramenta estratégica para o ensino da Língua Brasileira de Sinais no contexto do Instituto Federal do Amazonas
7. Plataformas educativas para o ensino e aprendizagem de línguas adicionais: integrando recursos
8. Organização curricular no contexto das centrais de línguas: uma proposta transformadora
9. Centro de Estudos de Línguas da Ufam: 30 anos contribuindo para o desenvolvimento da sociedade amazonense
10. Estágio não obrigatório e a extensão universitária: contribuições do Centro de Estudos de Línguas para a formação acadêmica do curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Amazonas
11. A formação em Letras: do estágio não obrigatório à atuação profissional no Centro de Estudos de Línguas – CEL
Sobre os autores"
Iandra Maria Weirich Da Silva Coelho
Wagner Barros Teixeira
Alice Regina Pacó de Souza
Franciane de Araújo Soares
Lúcia Helena Pinheiro Martins
Mayara Letícia Paiva Magalhães
Tatiana Belmonte dos Santos Rodrigues