Este livro apresenta, uma reflexão sobre a possibilidade de ampliar as perspectivas de observação dos processos de aprendizagem no cotidiano escolar e, assim, sensibilizar os(as) leitores(as) quanto ao reconhecimento de aspectos convencionais que circu...
Sinopse
Este livro apresenta, uma reflexão sobre a possibilidade de ampliar as perspectivas de observação dos processos de aprendizagem no cotidiano escolar e, assim, sensibilizar os(as) leitores(as) quanto ao reconhecimento de aspectos convencionais que circunscrevem a aprendizagem da língua materna escrita, para relativizar representações generalizantes e dogmáticas que podem implicar na prática pedagógica.
Número de Páginas
196
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2025
Área
Educação
INTRODUÇÃO 9
1. TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS CONSIDERADAS NOVAS NA ATIVIDADE DA ALFABETIZAÇÃO
E A CRÍTICA DE SEU USO ABSTRATO 15
2. O DISCURSO CONSTRUTIVISTA E
SEUS IDEÁRIOS 41
3. O USO DO DISCURSO CONSTRUTIVISTA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA ALFABETIZAÇÃO 59
4. O USO DE SLOGANS E O IDEÁRIO DA ALFABETIZAÇÃO CONSTRUTIVISTA 71
5. CONSTRUTIVISMO E A SUA CONCEPÇÃO
SOBRE “COMO” O ALUNO APRENDE:
A SOBREPOSIÇÃO DO PSICOLOGISMO
NA EDUCAÇÃO 87
6. O DEBATE DOS MÉTODOS A PARTIR
DA PERSPECTIVA TEÓRICA DA
“PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA” 115
7. A CONSTRUÇÃO DE HIPÓTESES DE ESCRITA PRESENTE NA TEORIA DA “PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA”: O(A) ALUNO(A) APRENDE OU CONSTRÓI O SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO? E O(A) ALFABETIZADOR(A)? ENSINA, OU É A “PONTE” ENTRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DA LEITURA E DA LÍNGUA ESCRITA E O(A) ALUNO(A)? 137
8. A APLICAÇÃO DA AUTOTERAPIA
FILOSÓFICA: DISSOLVENDO AS PRÓPRIAS IMAGENS DOGMÁTICAS 161
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 187