As ideias presentes na gênese do livro vieram à tona no decorrer de um curso que envolveu as duas Universidades nas quais as pesquisadoras atuam nos programas de Pós-Graduação em Educação, com os seus respectivos grupos de pesquisa: a Universidade Fede...
Sinopse
As ideias presentes na gênese do livro vieram à tona no decorrer de um curso que envolveu as duas Universidades nas quais as pesquisadoras atuam nos programas de Pós-Graduação em Educação, com os seus respectivos grupos de pesquisa: a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade de Antioquia. O curso fez parte dos projetos de internacionalização destas instituições e consolidou-se como um espaço de encontro de mentalidades motivadas com a reflexão sobre a formação das professoras e dos professores e a sua atuação profissional. Estudantes de Pós-graduação e pesquisadores puderam trocar experiências, leituras, teorias e conceitos que ampliaram de forma significativa o cabedal analítico das suas dissertações, teses e projetos de pesquisa.
Número de Páginas
548
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2023
Área
Educação
PREFACIO
PRESENTACIÓN FORMACIÓN E INSERCIÓN PROFESIONAL DOCENTE EN CONTEXTO: DEBATES ENTRE BRASIL Y COLOMBIA
PARTE 1 DESAFIOS À FORMAÇÃO E À CARREIRA DOCENTE DESAFÍOS PARA LA FORMACIÓN Y LA CARRERA DOCENTE
FORMAÇÃO DOCENTE E O INÍCIO DA CARREIRA: DESAFIOS ATUAIS NO CONTEXTO BRASILEIRO
LA FORMACIÓN INICIAL DE MAESTROS Y MAESTRAS EN COLOMBIA: UNA EXPERIENCIA EN CIENCIAS NATURALES
UM PANORAMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DAS RESOLUÇÕES DE 2002 À BNC-FORMAÇÃO DE 2019
SER DOCENTE NO BRASIL: O RETRATO DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2022
DESAFIOS POSTOS À FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL E POSSÍVEIS ENFRENTAMENTOS
LA ELECCIÓN DE LA DOCENCIA COMO SEGUNDA CARRERA: DESAFÍOS PARA LA ATRACCIÓN, LA FORMACIÓN Y LA INSERCIÓN PROFESIONAL
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO-DOCENTE: DESENVOLVENDO (DIS)POSIÇÕES NA UFRJ
PRIMEIRO CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA DO BRASIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO EM DANÇA
PROFESSORES NÃO LICENCIADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: SENTIDOS, FAZERES E OFÍCIO DOCENTE
LA EDUCACIÓN INCLUSIVA: UN RETO PARA LOS MAESTROS PRINCIPIANTES
PARTE 2 DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DESARROLLO PROFESIONAL DOCENTE: CONSIDERACIONES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: ASPECTOS CONCEITUAIS E PRÁTICOS
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: DESAFIOS E APOSTAS TEÓRICO-POLÍTICAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL
FORMACIÓN INICIAL DOCENTE Y PROFESORES PRINCIPIANTES: UN PROCESO DE CONTINUIDAD Y RUPTURA AL QUE SÓLO ALGUNOS SOBREVIVEN Y SE ADAPTAN
INSERCIÓN Y DESARROLLO PROFESIONAL DOCENTE EN EDUCACIÓN SUPERIOR: APROXIMACIONES METODOLÓGICAS, DESAFÍOS Y POSIBILIDADES
PROFESSORES(AS) EM COLABORAÇÃO: SUBSÍDIOS PARA POTENCIALIZAR O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
PARTE 3 INSERÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: EXPERIÊNCIAS DE INDUÇÃO E DESAFIOS À SUA COMPREENSÃO INSERCIÓN PROFESIONAL DOCENTE: EXPERIENCIAS DE INDUCCIÓN Y DESAFÍOS PARA SU COMPRENSIÓN
ACOMPAÑAR LA INSERCIÓN PROFESIONAL DOCENTE: ALGUNAS CARACTERÍSTICAS DE LOS PROGRAMAS DE INDUCCIÓN PARA SU IMPLEMENTACIÓN EN EL CONTEXTO COLOMBIANO
A INDUÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE NO BRASIL: EXPERIÊNCIAS PRECURSORAS DE EDUCAÇÃO POPULAR NOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO PÚBLICA (1991-1994)
DESAFIOS DOS PRIMEIROS ANOS DE DOCÊNCIA: NARRATIVAS SOBRE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS DE PROFESSORES INICIANTES
LA INSERCIÓN DE PROFESIONALES NO LICENCIADOS A LA CARRERA DOCENTE: UNA MIRADA DESDE LA RURALIDAD EN COLOMBIA
OS SENTIDOS DA “COMUNIDADE” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES
POR QUE INSERÇÃO PROFISSIONAL E INDUÇÃO DOCENTE?
INDUÇÃO À DOCÊNCIA EM PROCESSOS COLABORATIVOS: MAPEANDO EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS (2011 A 2022)
INDUÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS TESES E DISSERTAÇÕES DE 2015 A 2019?
“PENSAVA EM DESISTIR”: INSERÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE EM QUESTÃO
INSERÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: ENTRE POLÍTICAS E PRÁTICAS
SER PROFESSOR INICIANTE EM BIDOCÊNCIA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES