Formação e inserção profissional docente em contexto

Formação e inserção profissional docente em contexto

Debates entre Brasil e Colômbia

ISBN: 9788546224890 AUTOR: Giseli Barreto Cruz, Maria Mercedez Jimenez Narvaez (Orgs.)

As ideias presentes na gênese do livro vieram à tona no decorrer de um curso que envolveu as duas Universidades nas quais as pesquisadoras atuam nos programas de Pós-Graduação em Educação, com os seus respectivos grupos de pesquisa: a Universidade Fede...

Mais Informações

Sinopse

As ideias presentes na gênese do livro vieram à tona no decorrer de um curso que envolveu as duas Universidades nas quais as pesquisadoras atuam nos programas de Pós-Graduação em Educação, com os seus respectivos grupos de pesquisa: a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade de Antioquia. O curso fez parte dos projetos de internacionalização destas instituições e consolidou-se como um espaço de encontro de mentalidades motivadas com a reflexão sobre a formação das professoras e dos professores e a sua atuação profissional. Estudantes de Pós-graduação e pesquisadores puderam trocar experiências, leituras, teorias e conceitos que ampliaram de forma significativa o cabedal analítico das suas dissertações, teses e projetos de pesquisa.


Número de Páginas

548


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2023


Área

Educação


PREFÁCIO

PREFACIO

PRESENTACIÓN FORMACIÓN E INSERCIÓN PROFESIONAL DOCENTE EN CONTEXTO: DEBATES ENTRE BRASIL Y COLOMBIA

PARTE 1 DESAFIOS À FORMAÇÃO E À CARREIRA DOCENTE DESAFÍOS PARA LA FORMACIÓN Y LA CARRERA DOCENTE

FORMAÇÃO DOCENTE E O INÍCIO DA CARREIRA: DESAFIOS ATUAIS NO CONTEXTO BRASILEIRO

LA FORMACIÓN INICIAL DE MAESTROS Y MAESTRAS EN COLOMBIA: UNA EXPERIENCIA EN CIENCIAS NATURALES

UM PANORAMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DAS RESOLUÇÕES DE 2002 À BNC-FORMAÇÃO DE 2019

SER DOCENTE NO BRASIL: O RETRATO DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2022

DESAFIOS POSTOS À FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL E POSSÍVEIS ENFRENTAMENTOS

LA ELECCIÓN DE LA DOCENCIA COMO SEGUNDA CARRERA: DESAFÍOS PARA LA ATRACCIÓN, LA FORMACIÓN Y LA INSERCIÓN PROFESIONAL

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO-DOCENTE: DESENVOLVENDO (DIS)POSIÇÕES NA UFRJ

PRIMEIRO CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA DO BRASIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO EM DANÇA

PROFESSORES NÃO LICENCIADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: SENTIDOS, FAZERES E OFÍCIO DOCENTE

LA EDUCACIÓN INCLUSIVA: UN RETO PARA LOS MAESTROS PRINCIPIANTES

PARTE 2 DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DESARROLLO PROFESIONAL DOCENTE: CONSIDERACIONES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: ASPECTOS CONCEITUAIS E PRÁTICOS

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: DESAFIOS E APOSTAS TEÓRICO-POLÍTICAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL

FORMACIÓN INICIAL DOCENTE Y PROFESORES PRINCIPIANTES: UN PROCESO DE CONTINUIDAD Y RUPTURA AL QUE SÓLO ALGUNOS SOBREVIVEN Y SE ADAPTAN

INSERCIÓN Y DESARROLLO PROFESIONAL DOCENTE EN EDUCACIÓN SUPERIOR: APROXIMACIONES METODOLÓGICAS, DESAFÍOS Y POSIBILIDADES

PROFESSORES(AS) EM COLABORAÇÃO: SUBSÍDIOS PARA POTENCIALIZAR O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

PARTE 3 INSERÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: EXPERIÊNCIAS DE INDUÇÃO E DESAFIOS À SUA COMPREENSÃO INSERCIÓN PROFESIONAL DOCENTE: EXPERIENCIAS DE INDUCCIÓN Y DESAFÍOS PARA SU COMPRENSIÓN

ACOMPAÑAR LA INSERCIÓN PROFESIONAL DOCENTE: ALGUNAS CARACTERÍSTICAS DE LOS PROGRAMAS DE INDUCCIÓN PARA SU IMPLEMENTACIÓN EN EL CONTEXTO COLOMBIANO

A INDUÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE NO BRASIL: EXPERIÊNCIAS PRECURSORAS DE EDUCAÇÃO POPULAR NOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO PÚBLICA (1991-1994)

DESAFIOS DOS PRIMEIROS ANOS DE DOCÊNCIA: NARRATIVAS SOBRE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS DE PROFESSORES INICIANTES

LA INSERCIÓN DE PROFESIONALES NO LICENCIADOS A LA CARRERA DOCENTE: UNA MIRADA DESDE LA RURALIDAD EN COLOMBIA

OS SENTIDOS DA “COMUNIDADE” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES

POR QUE INSERÇÃO PROFISSIONAL E INDUÇÃO DOCENTE?

INDUÇÃO À DOCÊNCIA EM PROCESSOS COLABORATIVOS: MAPEANDO EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS (2011 A 2022)

INDUÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS TESES E DISSERTAÇÕES DE 2015 A 2019?

“PENSAVA EM DESISTIR”: INSERÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE EM QUESTÃO

INSERÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: ENTRE POLÍTICAS E PRÁTICAS

SER PROFESSOR INICIANTE EM BIDOCÊNCIA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES

Aline Jorge Silva Crispim de Carvalho; Adriana Morales-Perlaza; Bianca de Macedo Abreu; Carolina Arenas Gómez; Cecília Silvano Batalha; Fernanda Lahtermaher; Flaviane Coutinho Neves Americano Rego; Giovana Maria Belém Falcão; Isabelle Vivegnis; Ingrid Cristina Barbosa Fernandes; Isabel Maria Sabino de Faria; Isabelle Vivegnis; Luis Alberto Barrientos Castaño; Luisa Fernanda Acosta Castrillón; Luz Stella Mejía Aristizábal; Luisa Fernanda Acosta Castrillón; Márcia de Souza Hobold; Maria Mikaele da Silva Cavalcante; Marly Alejandra Quiceno Garcés; Monica dos Santos Toledo; Natalia Ramírez Agudelo; Silvina Pimentel Silva; Talita da Silva Campelo; Yesenia Quiceno Serna

Relacionados

Mídias na Formação de Professores (As)

Mídias na Formação de Professores (As)

R$ 64,96
Comprar
O Estado e a Formação de Professores

O Estado e a Formação de Professores

R$ 38,32
Comprar
A Formação de Professores de Geografia

A Formação de Professores de Geografia

R$ 15,92
Comprar
Formação de Professores

Formação de Professores

R$ 62,64
Comprar