O Estado e a Formação de Professores

O Estado e a Formação de Professores

Contextos e Práticas

ISBN: 9788581486352 AUTOR: Patricia Ap. Bioto-cavalcanti

Os textos apresentados nesta coletânea abordam a profissão docente cujo objetivo é o “trabalho sobre os outros”, aquelas atividades remuneradas e reconhecidas que se propõem a transformar o outro por meio de um conjunto de atividades que participa da s...

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Sinopse

Os textos apresentados nesta coletânea abordam a profissão docente cujo objetivo é o “trabalho sobre os outros”, aquelas atividades remuneradas e reconhecidas que se propõem a transformar o outro por meio de um conjunto de atividades que participa da socialização dos indivíduos e que afeta diretamente aqueles sobre os quais se realiza, influenciando assim suas condutas, sentimentos, valores e representações (Dubet, 2002). Portanto, não seria absurdo dizer que esses sujeitos são responsáveis pelo modo como esses outros se veem e se entendem, pois constroem suas identidades por um processo de escolarização que se estende ao longo da vida._x000D_ Um estado que se propõe a formar o docente, seja ele paulista ou sergipano, como veremos nesta coletânea, está formando o formador de identidades. Nesse sentido, todos os textos de modos distintos apontam para essa discussão, pois procuram compreender como os formadores estão sendo ou foram formados no e pelo estado. São unânimes em dizer que a formação do formador passa por aspectos teóricos e práticos, mas sobretudo humanos e são sujeitos que aprendem na formação e no exercício da profissão qual a melhor maneira de formar o outro._x000D_


Número de Páginas

164


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2017


Área

Educação


Capítulo 1: Capítulo 2: Ser professor de História: a importância da fundamentação teórica da prática docente; Capítulo 3: Efap e OCDE: a formação dos professores da Rede Pública Paulista em contexto internacional; Capítulo 4: A recuperação da aprendizagem nas Escolas Prioritárias; Capítulo 5: Uma proposta de formação em serviço: professores na função de coordenadores pedagógicos na Rede Pública Estadual de São Paulo; Capítulo 6: A docência sob suspeita: as representações dos sentidos do trabalho atribuídos por docentes do ensino médio sergipano; Capítulo 7: Com corpo e saber São Paulo faz escola; Capítulo 8: Uma contribuição da pesquisa em espaços não formais de educação na formação continuada de professores da educação básica.