ENSINO DE MATEMÁTICA E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NA EJA DA ZONA RURAL DE SOBRAL-CE

ENSINO DE MATEMÁTICA E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NA EJA DA ZONA RURAL DE SOBRAL-CE

ISBN: 9788546229512 AUTOR: Francisco Josimar Ricardo Xavier

Esta obra mostra a importância que o modelo de ensino de Matemática possui para o incentivo e a permanência estudantil na EJA de Sobral-CE. São expostas as diferenças entre a “matemática da escola” e a “de cabeça”, aprendida no cotidiano, numa tentativ...

R$ 76,90 R$ 69,21
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Esta obra mostra a importância que o modelo de ensino de Matemática possui para o incentivo e a permanência estudantil na EJA de Sobral-CE. São expostas as diferenças entre a “matemática da escola” e a “de cabeça”, aprendida no cotidiano, numa tentativa de repensar o currículo da disciplina.



Número de Páginas

276


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2025


Área

Educação


Introdução

Capítulo 1.

O PERCURSO DA PESQUISA

1. A cidade de Sobral e seu sistema municipal de ensino

2. A escola pesquisada

3. Metodologia da pesquisa

3.1 Variante externa à sala de aula

3.2 Variante interna à sala de aula

4. A Análise Textual Discursiva

5. As sujeitas integrantes da pesquisa

Capítulo 2.

APROXIMAÇÕES COM AS TEMÁTICAS DA PESQUISA

1. Revisão de literatura

2. Os jovens, adultos e idosos estudantes da EJA

3. Alfabetização matemática na EJA

4. A EJA enquanto modalidade da educação básica

5. O sentido de prática pedagógica na EJA

6. Currículo na EJA

7. Educação Matemática na EJA e Etnomatemática

Capítulo 3.

APORTE TEÓRICO DAS TEMÁTICAS DA PESQUISA

1. Prática pedagógica

2. Algumas ideias sobre o currículo

2.1 O currículo como prática

3. Educação Matemática e Etnomatemática

4. Sentidos de permanência na EJA

Capítulo 4.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

1. Sobre as professoras da EJA

1.1 Os espaços de formações e as práticas pedagógicas das professoras

1.2 O que nos dizem as professoras sobre suas práticas pedagógicas matemáticas

1.3 A permanência dos estudantes na EJA sob as perspectivas das professoras

1.4 A prática pedagógica matemática na turma Multi EJA A

1.5 A prática pedagógica matemática na turma Multi EJA B

2. Sobre as estudantes da EJA

2.1 Saberes matemáticos das estudantes

2.2 Motivações e sentidos da permanência das estudantes na EJA

2.3 Vivências matemáticas na turma Multi EJA A

2.4 Vivências matemáticas na turma Multi EJA B

Conclusão

Referêncas


Relacionados

Educação de Jovens e Adultos

Educação de Jovens e Adultos

R$ 30,45
Comprar
Saberes e Práticas Docentes na Educação de Jovens e Adultos

Saberes e Práticas Docentes na Educação de Jovens e Adultos

R$ 85,60
Comprar
Professores-Pesquisadores da Educacao de Jovens e Adultos e Suas Escritas

Professores-Pesquisadores da Educacao de Jovens e Adultos e Suas Escritas

R$ 58,73
Comprar
Educação de jovens, adultos e idosos

Educação de jovens, adultos e idosos

R$ 44,91
Comprar