Esta obra mostra a importância que o modelo de ensino de Matemática possui para o incentivo e a permanência estudantil na EJA de Sobral-CE. São expostas as diferenças entre a “matemática da escola” e a “de cabeça”, aprendida no cotidiano, numa tentativ...
Sinopse
Esta obra mostra a importância que o modelo de ensino de Matemática possui para o incentivo e a permanência estudantil na EJA de Sobral-CE. São expostas as diferenças entre a “matemática da escola” e a “de cabeça”, aprendida no cotidiano, numa tentativa de repensar o currículo da disciplina.
Número de Páginas
276
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2025
Área
Educação
Capítulo 1.
O PERCURSO DA PESQUISA
1. A cidade de Sobral e seu sistema municipal de ensino
2. A escola pesquisada
3. Metodologia da pesquisa
3.1 Variante externa à sala de aula
3.2 Variante interna à sala de aula
4. A Análise Textual Discursiva
5. As sujeitas integrantes da pesquisa
Capítulo 2.
APROXIMAÇÕES COM AS TEMÁTICAS DA PESQUISA
1. Revisão de literatura
2. Os jovens, adultos e idosos estudantes da EJA
3. Alfabetização matemática na EJA
4. A EJA enquanto modalidade da educação básica
5. O sentido de prática pedagógica na EJA
6. Currículo na EJA
7. Educação Matemática na EJA e Etnomatemática
Capítulo 3.
APORTE TEÓRICO DAS TEMÁTICAS DA PESQUISA
1. Prática pedagógica
2. Algumas ideias sobre o currículo
2.1 O currículo como prática
3. Educação Matemática e Etnomatemática
4. Sentidos de permanência na EJA
Capítulo 4.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
1. Sobre as professoras da EJA
1.1 Os espaços de formações e as práticas pedagógicas das professoras
1.2 O que nos dizem as professoras sobre suas práticas pedagógicas matemáticas
1.3 A permanência dos estudantes na EJA sob as perspectivas das professoras
1.4 A prática pedagógica matemática na turma Multi EJA A
1.5 A prática pedagógica matemática na turma Multi EJA B
2. Sobre as estudantes da EJA
2.1 Saberes matemáticos das estudantes
2.2 Motivações e sentidos da permanência das estudantes na EJA
2.3 Vivências matemáticas na turma Multi EJA A
2.4 Vivências matemáticas na turma Multi EJA B
Conclusão
Referêncas