EJA

EJA

Ensino aos (in)visíveis e (r)existentes

ISBN: 9786558401704 AUTOR: Lindivalda Sales de Souza Feitosa

A presente obra tem como objetivo, além de apresentar à Educação de Jovens, Adultos e Idosos de Roraima (Ejai), os seus principais desafio e implicações, também investigar e discutir as políticas públicas que representam esta modalidade de ensino, cons...

R$ 66,90 R$ 46,83
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

A presente obra tem como objetivo, além de apresentar à Educação de Jovens, Adultos e Idosos de Roraima (Ejai), os seus principais desafio e implicações, também investigar e discutir as políticas públicas que representam esta modalidade de ensino, considerando questões como formação de professor, a pouca demanda, desinformação dos direitos adquiridos e a falta de estratégias para garantir o acesso e permanência dos alunos em sala de aula.


Número de Páginas

228


Formato

14x21


Ano de Publicação

2021


Área

Educação


Apresentação

PARTE I – MARCO REFERENCIAL

Introdução

Capítulo I

Compreendendo o processo da educação de jovens, adultos e idosos em Roraima no Brasil a partir das políticas nacionais e locais

1.1. Entendendo a Educação de Jovens, Adultos e Idosos, a partir das ideias defendidas por alguns pensadores que contribuíram para uma reflexão acerca da educação

1.2. Histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil a partir de 1930

1.3. A pobreza e sua relação com a exclusão social e desigualdades educacionais

1.4. A resistência dos sujeitos da EJA em tempos de exclusão social

1.5. O analfabetismo

1.6. Aspectos legais

1.7. Concepções de Educação de Jovens e Adultos

Capítulo II

Educação de jovens e adultos em Roraima: caracterização e seu processo histórico

2.1. Caracterização do estado de Roraima e suas peculiaridades

2.2. Os direitos humanos, educação básica no cenário da EJA no Brasil e suas Relações no contexto de Roraima

2.3. Problemas fundamentais com a educação básica no Brasil e em Roraima

2.4. Fechamento de turmas e redução de matrícula na modalidade de EJA

2.5. Sujeitos da EJA: jovens, adultos, idosos e suas implicações na continuidade dos estudos

2.6. O que diz o Estatuto do Idoso para garantia de direito e acesso à educação?

Capítulo III

Fatores condicionantes/determinantes para sustentação da EJA em Roraima

3.1. Formação docente: uma questão necessária

3.2. Financiamento para EJA: impasses do Fundef/Fundeb

3.3. A importância dos movimentos sociais

PARTE II - MARCO METODOLÓGICO

Capítulo IV

Metodologia da pesquisa

4.1. Problema da investigação

4.2. Modelo e enfoque de investigação

4.3. Tipo de pesquisa

4.4. Participantes

4.5. Técnicas, instrumento e coleta de dados

4.6. Técnica de análise de dados

Capítulo V

Resultado e discussão

5.1. Análise dos questionários

5.2. Análise dos resultados das Entrevistas e Relatos de experiência

5.3. Discussão final

Considerações

Encaminhamentos/recomendações

Referênciais bibliográficos

Relacionados

O Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico

R$ 44,91
Comprar
A Qualificação Profissional e a Elevação da Escolaridade nos Cursos do PROEJA FIC

A Qualificação Profissional e a Elevação da Escolaridade nos Cursos do PROEJA FIC

R$ 19,45
Comprar
Compreensões sobre Formação Docente no Âmbito do Proeja

Compreensões sobre Formação Docente no Âmbito do Proeja

R$ 41,76
Comprar
Questões Curriculares e Educação Matemática na EJA

Questões Curriculares e Educação Matemática na EJA

R$ 37,73
Comprar