A presente obra tem como objetivo, além de apresentar à Educação de Jovens, Adultos e Idosos de Roraima (Ejai), os seus principais desafio e implicações, também investigar e discutir as políticas públicas que representam esta modalidade de ensino, cons...
Sinopse
A presente obra tem como objetivo, além de apresentar à Educação de Jovens, Adultos e Idosos de Roraima (Ejai), os seus principais desafio e implicações, também investigar e discutir as políticas públicas que representam esta modalidade de ensino, considerando questões como formação de professor, a pouca demanda, desinformação dos direitos adquiridos e a falta de estratégias para garantir o acesso e permanência dos alunos em sala de aula.
Número de Páginas
228
Formato
14x21
Ano de Publicação
2021
Área
Educação
PARTE I – MARCO REFERENCIAL
Introdução
Capítulo I
Compreendendo o processo da educação de jovens, adultos e idosos em Roraima no Brasil a partir das políticas nacionais e locais
1.1. Entendendo a Educação de Jovens, Adultos e Idosos, a partir das ideias defendidas por alguns pensadores que contribuíram para uma reflexão acerca da educação
1.2. Histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil a partir de 1930
1.3. A pobreza e sua relação com a exclusão social e desigualdades educacionais
1.4. A resistência dos sujeitos da EJA em tempos de exclusão social
1.5. O analfabetismo
1.6. Aspectos legais
1.7. Concepções de Educação de Jovens e Adultos
Capítulo II
Educação de jovens e adultos em Roraima: caracterização e seu processo histórico
2.1. Caracterização do estado de Roraima e suas peculiaridades
2.2. Os direitos humanos, educação básica no cenário da EJA no Brasil e suas Relações no contexto de Roraima
2.3. Problemas fundamentais com a educação básica no Brasil e em Roraima
2.4. Fechamento de turmas e redução de matrícula na modalidade de EJA
2.5. Sujeitos da EJA: jovens, adultos, idosos e suas implicações na continuidade dos estudos
2.6. O que diz o Estatuto do Idoso para garantia de direito e acesso à educação?
Capítulo III
Fatores condicionantes/determinantes para sustentação da EJA em Roraima
3.1. Formação docente: uma questão necessária
3.2. Financiamento para EJA: impasses do Fundef/Fundeb
3.3. A importância dos movimentos sociais
PARTE II - MARCO METODOLÓGICO
Capítulo IV
Metodologia da pesquisa
4.1. Problema da investigação
4.2. Modelo e enfoque de investigação
4.3. Tipo de pesquisa
4.4. Participantes
4.5. Técnicas, instrumento e coleta de dados
4.6. Técnica de análise de dados
Capítulo V
Resultado e discussão
5.1. Análise dos questionários
5.2. Análise dos resultados das Entrevistas e Relatos de experiência
5.3. Discussão final
Considerações
Encaminhamentos/recomendações
Referênciais bibliográficos