Educação, dialética e horizonte crítico em Theodor Adorno

Educação, dialética e horizonte crítico em Theodor Adorno

A pedra que caiu no rio

ISBN: 9786586476668 AUTOR: Cleidson de Jesus Rocha

Em “Educação, Dialética e Horizonte Crítico em Theodor Adorno: A pedra que caiu no rio” reúne ensaios que têm em comum a intenção de cumprir uma exigência de transmissão e de escritura, de não esquecer dos mortos, dos vencidos e não deixar calar a voz ...

R$ 71,90 R$ 64,71

Mais Informações

Sinopse

Em “Educação, Dialética e Horizonte Crítico em Theodor Adorno: A pedra que caiu no rio” reúne ensaios que têm em comum a intenção de cumprir uma exigência de transmissão e de escritura, de não esquecer dos mortos, dos vencidos e não deixar calar a voz dos excluídos. O autor resgata a teia adorniana da constatação dos efeitos da razão instrumental; destaca o conceito adorniano da Dialética Negativa, retoma as ideias adornianas em favor de uma educação contra a barbárie; e mapeia a defesa de Theodor Adorno de uma educação emancipatória. Esta publicação é destinada a pesquisadores, professores, profissionais e interessados pelo tema


Número de Páginas

248


Formato

14x21


Ano de Publicação

2020


Área

Educação


Apresentação

Capítulo I

Razão instrumental, civilização tecnológica e condição humana: diagnóstico de tempo na teoria crítica de Theodor Adorno

Capítulo II

Indústria cultural em Theodor Adorno e Max Horkheimer: sua fundamentação filosófica e contextual

Capítulo III

Tempo de incertezas: elementos para uma educação emancipatória na perspectiva da teoria crítica de Theodor Adorno

Capítulo IV

Notas sobre magia e técnica, arte e política na perspectiva do ensaio a obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica de Walter Benjamin

Capítulo V

A dialética negativa e o pensamento da não identidade: Adorno contra Hegel

Capítulo VI

Educação e emancipação na teoria crítica da sociedade de Theodor Adorno

Capítulo VII

Educação em Adorno: Auschwitz como lição e exigência de um novo imperativo moral

Capítulo VIII

A invenção discursiva da Amazônia: das crônicas iniciais às narrativas políticas

Capítulo IX

Identidade e imaginário Ribeirinho: a reinvenção dos papéis sociais a partir da escolarização improvisada em práticas heterodoxas

Considerações finais

Referências bibliográficas

Relacionados

Ensaios filosófico-educacionais de uma perspectiva wittgensteiniana

Ensaios filosófico-educacionais de uma perspectiva wittgensteiniana

R$ 56,63
Comprar
Educação Popular

Educação Popular

R$ 29,61
Comprar
Educação Popular em Debate

Educação Popular em Debate

R$ 34,80
Comprar
Educação Popular e Letramentos

Educação Popular e Letramentos

R$ 41,34
Comprar