Sensível e inspirador, esta obra repensa a educação infantil ao valorizar vínculos, brincadeiras e experiências sensoriais. Um livro que revela a criança como sujeito de cultura e mostra a creche como espaço de humanização e descobertas.
Sinopse
Sensível e inspirador, esta obra repensa a educação infantil ao valorizar vínculos, brincadeiras e experiências sensoriais. Um livro que revela a criança como sujeito de cultura e mostra a creche como espaço de humanização e descobertas.
Número de Páginas
144
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2025
Área
Educação
PREFÁCIO 11
Capítulo 1.
A INFÂNCIA COMO POTÊNCIA HISTÓRICA:
A CONSTRUÇÃO PELO ENCONTRO COM O OUTRO 13
Algumas concepções de infância e suas implicações
pedagógicas 18
A escola como espaço de formação humana 20
Capítulo 2.
A CRIANÇA E SEU COTIDIANO: CULTURA, EXPERIÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO 27
Entre o ser e o tornar-se: um olhar sobre o
desenvolvimento infantil 30
A criança e sua relação com o mundo: as atividades-guia
nos primeiros anos de vida 35
A emoção como primeira linguagem na construção humana 37
Mãos que pensam, mentes que tocam: a consciência em
gestos de descobertas 42
A formação do eu em conflito: a crise dos 3 anos 45
A brincadeira de papéis sociais: a imaginação como
ensaio do real 49
Capítulo 3.
O BRINCAR HEURÍSTICO NA ESCOLA DA INFÂNCIA 59
O encontro com a ludicidade 62
Cesto de tesouros: descobrindo o mundo com as mãos 65
O jogo heurístico: entre o caos e a descoberta 78
As bandejas de experimentação como território da
imaginação e da criatividade 90
Capítulo 4.
O EDUCADOR REFERÊNCIA: A PRESENÇA
QUE FAZ MORADA NA INFÂNCIA 107
Cenários e possibilidades no cotidiano da creche 110
O educador infantil e a busca por sua identidade 113
Capítulo 5.
RECOLHENDO RASTROS, CONSTRUINDO MEMÓRIAS: O PAPEL DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 119
Ampliando as lentes dos olhos para captar momentos:
o escutar 124
Recolher sinais para documentar processos: o registrar 125
Construir conhecimentos para significar a documentação:
o interpretar 128
Documentação como elo entre o vivido e o compreendido 130
Concluindo…
UM PERCURSO QUE DIRECIONA A NOVOS HORIZONTES 133
REFERÊNCIAS 135