Desafios para uma formação integral

Desafios para uma formação integral

Contribuições da psicologia da educação

ISBN: 9788546225002 AUTOR: Maria Eliza Mattosinho Bernardes, Maria de Fátima Cardoso Gomes, Viviane Potenza Guimarães Pinheiro Fonseca (Orgs.)

Esta obra faz parte de um processo de mobilização coletiva entre pesquisadoras e pesquisadores que participam ativamente do GT 20 - Psicologia da Educação nas reuniões da ANPEd Regional Sudeste na última década. Da convergência das temáticas trabalhada...

Mais Informações

Sinopse

Esta obra faz parte de um processo de mobilização coletiva entre pesquisadoras e pesquisadores que participam ativamente do GT 20 - Psicologia da Educação nas reuniões da ANPEd Regional Sudeste na última década. Da convergência das temáticas trabalhadas pelo grupo surge a coleção Psicologia da Educação – ANPEd Sudeste, que apresenta agora este que é o seu terceiro volume. O livro traz produções divididas em três blocos temáticos, sendo eles: 1. Projetos de vida e sentidos de vida na escola: problematizações para a formação integral; 2. Processos pedagógicos na educação básica: aspectos do enfoque histórico-cultural para a formação integral; 3. Temáticas educacionais para a formação integral. Os três blocos dialogam entre si visando à contribuição da Psicologia da Educação para a formação integral de estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e Ensino Superior sob abordagens teórico-metodológicas diversas.


Número de Páginas

308


Formato

14x23cm


Ano de Publicação

2023


Área

Psicologia


PREFÁCIO

APRESENTAÇÃO

BLOCO 1 - PROJETOS DE VIDA E SENTIDOS DE VIDA NA ESCOLA: PROBLEMATIZAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL PROJETOS DE VIDA DOS PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA

PROJETOS DE VIDA DE ADULTOS EMERGENTES E PRÁTICAS EDUCATIVAS AO LONGO DA VIDA

POR UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL: UM BREVE DIÁLOGO ENTRE VIKTOR FRANKL E EDGAR MORIN

BLOCO 2 - PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ASPECTOS DO ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL

O INÍCIO DA VIDA ESCOLAR: DRAMAS NA CONSTRUÇÃO DE AMIZADES

A ÚLTIMA CAVALEIRA DO APOCALIPSE: UM ENREDO CAÓTICO DO ENSINO DA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO NO ENSINO MÉDIO

A ORALIDADE/GESTUALIDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL DE UM ALUNO SURDO BIMODAL

BLOCO 3 - TEMÁTICAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL ARTE COMO ATIVIDADE GENÉRICA NO DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DO ENFOQUE HISTÓRICO CULTURAL

O IDEÁRIO DAS COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGAS(OS) ESCOLARES E EDUCACIONAIS: UMA PROBLEMATIZAÇÃO NO ESCOPO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

SERIA A PERSPECTIVA DO PROFESSOR REFLEXIVO UMA SOLUÇÃO PARA A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS?

A PÓS-GRADUAÇÃO DESLÚDICA

Relacionados

Psicologia e educação: Uma interface entre saberes

Psicologia e educação: Uma interface entre saberes

R$ 34,93
Comprar
Psicologia da Educação

Psicologia da Educação

R$ 23,46
Comprar
Psicologia Escolar e Educacional

Psicologia Escolar e Educacional

R$ 39,92
Comprar
Ensaios sobre Educação

Ensaios sobre Educação

R$ 50,31
Comprar