Sinopse
O livro apresenta uma coletânea de textos que se encontram no ponto de contato entre a Psicologia e a Educação, trazendo ao leitor reflexões sobre a formação do psicólogo escolar, e a atuação desse profissional na escola. Esta obra contribui para a ampliação da visão sobre a Psicologia Escolar e para o combate ao reducionismo que limita essa área de atuação.
Número de Páginas
272
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2015
Área
Psicologia
Psicologia educacional e escolar: a riqueza de um campo de saber e práticas; Da educação para a saúde: trajetória dos encaminhamentos escolares de 1989 a 2005; Da educação para a saúde: o processo de construção da identidade do psicólogo – revisão de literatura; Intervenções psicológicas na escola sob o prisma do Pensamento Complexo; A política de ciência e tecnologia para a inclusão social e a
relação com as demandas da área de educação; Formação humana, aprendizagem e subjetividade; Desafios educacionais para a preservação dos direitos humanos e a promoção da cidadania planetária; Treinamento de habilidades sociais: uma proposta de
intervenção para professores universitários; Processos de aprendizagem: contribuições da Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski e da Neuropsicologia de Luria; Educação inclusiva: história, legislação e um retrato de concepções de professores do Ensino Fundamental I; Relações interpessoais na visão humanista da educação: condições facilitadoras da aprendizagem; A subjetividade do professor no processo de aquisição da escrita e leitura