A obra Da presença das compositoras no samba carioca à trajetória de Teresa Cristina reflete a preocupação com a autoria feminina e, notadamente, é resultado das demandas de um tempo de insurgência e de reconhecimento de uma rítmica e performatividade ...
Sinopse
A obra Da presença das compositoras no samba carioca à trajetória de Teresa Cristina reflete a preocupação com a autoria feminina e, notadamente, é resultado das demandas de um tempo de insurgência e de reconhecimento de uma rítmica e performatividade revigorantes. Surpreendida com o “repertório militante” de Teresa Cristina, a autora retoma os achados de sua pesquisa ancorada na forma de ser/pertencer de uma intelectual orgânica que faz parte do mundo do samba do Rio de Janeiro.
Número de Páginas
184
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2024
Área
História
PREFÁCIO
Referências
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1
O SAMBA COMO CAMPO PROFISSIONAL
1.1 Campo como possibilidade de compreensão do samba carioca
1.2 As vicissitudes do samba carioca
1.3 Geração, profissão e samba
CAPÍTULO 2
A MULHER NO MUNDO DO SAMBA
2.1 De tias, pastoras, intérpretes às compositoras no samba
2.3 O samba no feminino
2.4 O pioneirismo de Dona Ivone Lara
2.5 O samba militante de Leci Brandão
CAPÍTULO 3
ANOS 90: O ENCONTRO DE TERESA CRISTINA COM O SAMBA
3.1 A conjuntura dos anos 1990
3.2 A noção de trajetória como possibilidade de pesquisa
3.3 Teresa Cristina: a devota do samba
3.4 Teresa Cristina antes e depois de Candeia
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Referências