Currículo do Paraná Pós-BNCC

Currículo do Paraná Pós-BNCC

Padronização curricular e aprendizagens por competências

ISBN: 9788546223497 AUTOR: Clésio Acilino Antônio, Angela Maria Bedin

Nos últimos anos, intensificou-se muito o número dos debates a respeito da qualidade da educação oferecida nas escolas públicas brasileiras. A principal problemática destacada pelos discursos em torno do assunto é o baixo desempenho dos alunos em teste...

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Sinopse

Nos últimos anos, intensificou-se muito o número dos debates a respeito da qualidade da educação oferecida nas escolas públicas brasileiras. A principal problemática destacada pelos discursos em torno do assunto é o baixo desempenho dos alunos em testes de aptidões básicas, como leitura, escrita e noções de cálculo. Além disso, outros fatores, como a falta de formação adequada para os professores, os baixos salários e as condições estruturais precárias nas escolas, também são apontados, ainda que de forma menos expressiva, como algumas das causas da ausente ou insuficiente qualidade almejada na rede de ensino básico do país. Diante desse cenário, especialmente no campo das políticas públicas, são implementadas ações que buscam a melhoria na qualidade da educação ou a conquista de uma educação de qualidade para o sistema de educação brasileiro. Nesse contexto, é preciso questionar a qualidade da educação ou a educação de qualidade enquanto significantes presentes em vários discursos, porém, com significados diversos. Educação de qualidade, na visão do gestor, tem o mesmo significado para o professor? Para o aluno? Para os pais dos alunos? Ou para os legisladores de políticas públicas?



Número de Páginas

204


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2023


Área

Educação


PREFÁCIO

APRESENTAÇÃO

1. REFORMAS NEOLIBERAIS DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL: INTER-RELAÇÕES PARA A POLÍTICA CURRICULAR DO PARANÁ

1.1 Considerações sobre os princípios das políticas neoliberais: do campo econômico para a reforma da educação

1.2 O contexto de influência para as reformas curriculares na América Latina

1.3 O currículo na agenda política nacional para a promoção da igualdade de aprendizagens e da qualidade da educação

1.4 Aspectos sobre a trajetória das políticas curriculares específicas para a educação básica do estado do Paraná no contexto das reformas neoliberais da educação

2. O CONTEXTO DE PRODUÇÃO DA BNCC E OS PILARES DA REFORMA CURRICULAR NO BRASIL: A PADRONIZAÇÃO DE CURRÍCULOS POR MEIO DE COMPETÊNCIAS PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE

2.1 Aspectos sobre os contextos de influência e de produção do texto da BNCC: reflexões sobre os processos de centralização curricular

2.1.1 A atuação de agentes privados e a verticalização no processo de elaboração da BNCC

2.1.2 A BNCC e os princípios democráticos: contradições no processo de produção da política curricular

2.2 BNCC: a padronização do currículo como caminho para a igualdade de aprendizagens

2.2.1 A BNCC e a padronização dos currículos: um projeto de homogeneização da cultura e das subjetividades?

2.3 As competências e habilidades na BNCC: aspectos sobre a organização do currículo e dos conteúdos para a padronização

3. A PADRONIZAÇÃO DAS APRENDIZAGENS E A INSERÇÃO DAS COMPETÊNCIAS NO CURRÍCULO DO ESTADO DO PARANÁ A PARTIR DA BNCC

3.1 O contexto de produção do currículo estadual: o processo de reinterpretação da BNCC

3.2 Aspectos estruturais e conceituais da política curricular atual do estado do Paraná

3.2.1 O Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações

3.2.2 O Currículo da Rede Estadual Paranaense

3.3 Relações entre a BNCC e o currículo do estado do Paraná: aspectos fundamentais das políticas para a padronização dos currículos e o ensino por competências

3.3.1 Linguagem curricular: o currículo neutro e a linguagem individualista do “sujeito da aprendizagem”

3.3.2 Códigos alfanuméricos: operadores técnicos globais de implementação curricular

3.3.3 Conceitos estruturantes do currículo nacional e paranaense: as competências e habilidades

3.3.4 Finalidade educativa/formativa na política curricular

REFERÊNCIAS

APÊNDICE

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