A obra apresenta uma pesquisa realizada em escolas agrotécnicas a respeito da Reforma da Educação Profissional no Brasil e a Pedagogia de Competências, a fim de analisar se sua efetivação no cotidiano escolar de fato ocorreu.
Sinopse
A obra apresenta uma pesquisa realizada em escolas agrotécnicas a respeito da Reforma da Educação Profissional no Brasil e a Pedagogia de Competências, a fim de analisar se sua efetivação no cotidiano escolar de fato ocorreu.
Número de Páginas
152
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2025
Área
Educação
O problema
A origem do problema
O contexto do problema
CAPÍTULO I. A REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
Introdução
1.1 A trajetória histórica da educação profissional no Brasil
1.2 A Reforma da Educação Profissional na nova LDB
1.3 O papel do Estado e do mundo produtivo no contexto da Reforma da Educação Profissional
CAPÍTULO II. A TRANSIÇÃO DO MODELO DE QUALIFICAÇÃO PARA O MODELO DE COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Introdução
2.1 A noção de qualificação profissional
2.2 Análise contextual da transição do conceito de qualificação profissional para o conceito de competência
2.3 A noção de competência na educação profissional
CAPÍTULO III. A PESQUISA
3.1 O campo de pesquisa
3.2 O universo da pesquisa
3.3 A metodologia utilizada
3.4 A coleta de dados
CAPÍTULO IV. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS
Introdução
4.1 Categorias de análise
4.2 Síntese conclusiva sobre os dados coletados
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXOS
ANEXO I. QUESTÕES DA ENTREVISTA
ANEXO II. QUESTIONÁRIO DA PESQUISA