A escolarização da pessoa com altas habilidades ou superdotação

A escolarização da pessoa com altas habilidades ou superdotação

Metodologias, estratégias propositivas e práticas inclusivas

ISBN: 9788546226337 AUTOR: Eliamar Godoi

Esta obra, financiada pelo MEC/Secadi/FNDE, foi organizada pelas professoras Dra. Eliamar Godoi, Dra. Letícia de Sousa Leite e Ms. Maria Isabel de Araújo, membras do Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e ...

QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Esta obra, financiada pelo MEC/Secadi/FNDE, foi organizada pelas professoras Dra. Eliamar Godoi, Dra. Letícia de Sousa Leite e Ms. Maria Isabel de Araújo, membras do Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e Tecnologias, no âmbito do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, e pela Dra. Susana Graciela Pérez-Barrera, pesquisadora líder do Grupo de Investigación en Altas Habilidades/Superdotación e do Phoenix International Research Group. Composto por dezoito capítulos com a contribuição de pesquisadores em âmbito nacional e internacional, este livro tem por objetivo apresentar estudos que contribuem com a prática docente no contexto das altas habilidades ou superdotação. Os trabalhos apresentados buscam responder às necessidades cotidianas do fazer pedagógico dos professores que atuam no contexto da escola comum regular, em Sala de Recursos Multifuncionais, no Atendimento Educacional Especializado, no ensino, nos processos e no constructo de estratégias para escolarização de pessoas com altas habilidades ou superdotação, incluindo também as que têm dupla excepcionalidade.


Número de Páginas

244


Formato

16x23cm


Ano de Publicação

2025


Área

Psicologia


APRESENTAÇÃO

Eliamar Godoi

Letícia de Sousa Leite

Maria Isabel de Araújo

Susana Graciela Pérez-Barrera

MITOS SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTACIÓN: CREENCIAS Y PREJUICIOS QUE SIGUEN ESPANTANDO

Susana Graciela Pérez Barrera

ANÁLISE DO HABITUS ESTUDANTIL E

PROFESSORAL NO ATENDIMENTO A ESTUDANTES

COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO

Ana Carolina Lopes Venâncio

Paula Maria Ferreira de Faria

Denise de Camargo

ALTAS HABILIDADES E EDUCAÇÃO: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Paulo Roberto de Jesus Silva

Thays Nayara Frazão Silva

Karina Cristina Rabelo Simões

MISTO DE PERCEPÇÕES E (IN)DIFERENÇAS SOBRE AHSD

Edson Renato Flores Rodrigues

ENRIQUECIMENTO CURRICULAR EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA COM BASE NOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSS)

Verônica Dall’Acqua-Cruz

Vera Lucia Messias Fialho Capellini

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E DUPLA-EXCEPCIONALIDADE: BREVES REFLEXÕES

Andréia Cristina Costa

ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E SUA INVISIBILIDADE NO PROCESSO EDUCACIONAL

Ana Carolina Godinho dos Reis

BREVES APONTAMENTOS SOBRE ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

Catarina Vasconcelos Schneider

ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA REGULAR

Ana Abadia dos Santos Mendonça

A ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Aldenise Oliveira da Silva Saturnino

Danielle Elisabete Barreto Franco

Francisca Paloma Silva Mendes

IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - PEDAGÓGICA DE ESTUDANTES COM INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO

Kelly Regina Marcon

REFLEXÕES SOBRE TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS PARA EDUCANDOS COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO

Mara Lúcia Corrêa da Silva

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: AGENDA NECESSÁRIA PARA COMPREENDER AS ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO

Edilene Alexandra Leal Soares

O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DAS ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: IDENTIFICAR ALUNOS AHSD NAS ESCOLAS,

DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?

Roselaine Aparecida Leocádio Teixeira

AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS EM RELAÇÃO AOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO

Stella Maris Souza Marques

Izadora Lemes de Oliveira

CONCEPÇÕES DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS ACERCA DAS ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E RACIONALIDADE COMUNICATIVA

Leonora Aparecida dos Santos

Lorrana Nara Naves Nóbrega

Claudio Roberto Machado Benite

IDENTIFICAÇÃO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Jessica Lemos Fernandes

Carla Cristina Kawanami

Danitiele Maria Calazans Marques

A CONTRIBUIÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) DO AEE NA ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM AHSD EM GOIÁS

Patrícia Fernandes de Oliveira

Andrea Leandro Gomes

Dilzéia Cristina Ferreira

SOBRE OS AUTORES


Letícia de Sousa Leite

Maria Isabel de Araújo

Susana Graciela Pérez-Barrera

Relacionados

O Ensino de Ciências no Contexto da Educação Inclusiva:

O Ensino de Ciências no Contexto da Educação Inclusiva:

R$ 48,90
Comprar
Inclusão das Pessoas com Deficiência na Educação Profissional e no Trabalho

Inclusão das Pessoas com Deficiência na Educação Profissional e no Trabalho

R$ 61,90
Comprar
Educação Inclusiva Sob Múltiplos Olhares

Educação Inclusiva Sob Múltiplos Olhares

R$ 32,90
Comprar
Da Inclusão Educacional Para a Exclusão da Aprendizagem

Da Inclusão Educacional Para a Exclusão da Aprendizagem

R$ 51,90
Comprar