Esta obra, financiada pelo MEC/Secadi/FNDE, foi organizada pelas professoras Dra. Eliamar Godoi, Dra. Letícia de Sousa Leite e Ms. Maria Isabel de Araújo, membras do Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e ...
Sinopse
Esta obra, financiada pelo MEC/Secadi/FNDE, foi organizada pelas professoras Dra. Eliamar Godoi, Dra. Letícia de Sousa Leite e Ms. Maria Isabel de Araújo, membras do Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e Tecnologias, no âmbito do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, e pela Dra. Susana Graciela Pérez-Barrera, pesquisadora líder do Grupo de Investigación en Altas Habilidades/Superdotación e do Phoenix International Research Group. Composto por dezoito capítulos com a contribuição de pesquisadores em âmbito nacional e internacional, este livro tem por objetivo apresentar estudos que contribuem com a prática docente no contexto das altas habilidades ou superdotação. Os trabalhos apresentados buscam responder às necessidades cotidianas do fazer pedagógico dos professores que atuam no contexto da escola comum regular, em Sala de Recursos Multifuncionais, no Atendimento Educacional Especializado, no ensino, nos processos e no constructo de estratégias para escolarização de pessoas com altas habilidades ou superdotação, incluindo também as que têm dupla excepcionalidade.
Número de Páginas
244
Formato
16x23cm
Ano de Publicação
2025
Área
Psicologia
Eliamar Godoi
Letícia de Sousa Leite
Maria Isabel de Araújo
Susana Graciela Pérez-Barrera
MITOS SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTACIÓN: CREENCIAS Y PREJUICIOS QUE SIGUEN ESPANTANDO
Susana Graciela Pérez Barrera
ANÁLISE DO HABITUS ESTUDANTIL E
PROFESSORAL NO ATENDIMENTO A ESTUDANTES
COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO
Ana Carolina Lopes Venâncio
Paula Maria Ferreira de Faria
Denise de Camargo
ALTAS HABILIDADES E EDUCAÇÃO: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Paulo Roberto de Jesus Silva
Thays Nayara Frazão Silva
Karina Cristina Rabelo Simões
MISTO DE PERCEPÇÕES E (IN)DIFERENÇAS SOBRE AHSD
Edson Renato Flores Rodrigues
ENRIQUECIMENTO CURRICULAR EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA COM BASE NOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSS)
Verônica Dall’Acqua-Cruz
Vera Lucia Messias Fialho Capellini
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E DUPLA-EXCEPCIONALIDADE: BREVES REFLEXÕES
Andréia Cristina Costa
ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E SUA INVISIBILIDADE NO PROCESSO EDUCACIONAL
Ana Carolina Godinho dos Reis
BREVES APONTAMENTOS SOBRE ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL
Catarina Vasconcelos Schneider
ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA REGULAR
Ana Abadia dos Santos Mendonça
A ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Aldenise Oliveira da Silva Saturnino
Danielle Elisabete Barreto Franco
Francisca Paloma Silva Mendes
IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - PEDAGÓGICA DE ESTUDANTES COM INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO
Kelly Regina Marcon
REFLEXÕES SOBRE TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS PARA EDUCANDOS COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO
Mara Lúcia Corrêa da Silva
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: AGENDA NECESSÁRIA PARA COMPREENDER AS ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO
Edilene Alexandra Leal Soares
O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DAS ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: IDENTIFICAR ALUNOS AHSD NAS ESCOLAS,
DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?
Roselaine Aparecida Leocádio Teixeira
AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS EM RELAÇÃO AOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO
Stella Maris Souza Marques
Izadora Lemes de Oliveira
CONCEPÇÕES DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS ACERCA DAS ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E RACIONALIDADE COMUNICATIVA
Leonora Aparecida dos Santos
Lorrana Nara Naves Nóbrega
Claudio Roberto Machado Benite
IDENTIFICAÇÃO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
Jessica Lemos Fernandes
Carla Cristina Kawanami
Danitiele Maria Calazans Marques
A CONTRIBUIÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) DO AEE NA ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM AHSD EM GOIÁS
Patrícia Fernandes de Oliveira
Andrea Leandro Gomes
Dilzéia Cristina Ferreira
SOBRE OS AUTORES
Maria Isabel de Araújo
Susana Graciela Pérez-Barrera