Esta obra surge como resultado de experiências em sala de aula de Ensino Médio como professor de Literatura, seguido de estudo e reflexão teórica sobre o lugar do texto literário e os modos de sua abordagem pela escola. Dentre várias questões abordadas...
Sinopse
Esta obra surge como resultado de experiências em sala de aula de Ensino Médio como professor de Literatura, seguido de estudo e reflexão teórica sobre o lugar do texto literário e os modos de sua abordagem pela escola. Dentre várias questões abordadas, discute-se aqui a necessidade e urgência de se estudar Literatura por meio da leitura do texto literário dentro e fora da sala de aula. Para tanto, a ideia de estranhamento ressalta a impossibilidade de se perceber o estranhamento literário sem a leitura do texto. Assim, destaca-se a urgência do confronto entre o leitor e o texto literário, num sentido de ruptura e de percepção da transgressão, o que permite a criação de novas imagens ou de novas metáforas.
Número de Páginas
204
Formato
14x21
Ano de Publicação
2020
Área
Letras
Prefácio: À guisa de um prelúdio: uma ode à palavra
Introdução
Estranhamento e educação
Ruptura e transgressão
O feijão e a pedra
Conclusão
Referência bibliográfica