Vulnerabilidade no Esporte

home / Vulnerabilidade no Esporte

10%
Vulnerabilidade no Esporte
9788546211883
Flávio Rebustini, Afonso Antonio Machado (orgs.)

A coleção que se inicia neste volume remete-nos a uma temática que tem sido tratada de forma colateral e silenciosa no ambiente da atividade física e esporte. Apesar de algumas dos tópicos que encontrará neste livro já terem sido abordados de forma iso...

Mais informações

R$ 42,90

R$ 38,61

QTD.:
COMPRAR

Consulte o prazo de entrega

    Mais Informações

    Sinopse:

    A coleção que se inicia neste volume remete-nos a uma temática que tem sido tratada de forma colateral e silenciosa no ambiente da atividade física e esporte. Apesar de algumas dos tópicos que encontrará neste livro já terem sido abordados de forma isolada ou mesmo como um problema/situação do ambiente esportivo, eles estão apartados de uma questão que os abarca todos: A VULNERABILIDADE. Usualmente associada às áreas sociais e de saúde, avulnerabilidade a partir de um olhar mais atento e arguto faz parte de todas as camadas que compõem o sistema esportivo: das políticas e legislações que orientam nosso esporte aos problemas decorrentes do processo de ensino da prática esportiva e da atividade física, do dirigente ao torcedor, todos estão expostos a situações de vulnerabilidade e, em muitos casos, são responsáveis por desencadear situações de exposição, de risco e de danos causados pela vulnerabilização, mas, também, na complexidade da temática estão vulneráveis.

    Sumário:

    1. Vulnerabilidade no esporte; 2. Transição de carreira: o jovem atleta, o profissional e a volta ao homem “comum”; 3. Lesões no esporte: da avaliação às consequências; 4. Repercussões encefálicas da prática esportiva; 4. Repercussões encefálicas da prática esportiva; 5. Alexitimia: possível vulnerabilidade nos processos regulatórios emocionais em determinados atletas?; 6. Imagem corporal negativa no atleta: transtornos alimentares e dismorfia muscular; 7. Aspectos morais e éticos no esporte: corrupção, racismo e preconceito no futebol; 8. Medo e vergonha no esporte; 9. Agressividade e violência: do jogo ao mundo virtual; 10. Esporte e educação – diálogos necessários: efeitos sobre a carreira do atleta.

    Numero de paginas:

    172

    Formato:

    14x21cm

    Ano de publicação:

    2018

    Área:

    Esportes e Lazer