Uma Escola para Todos

Uma Escola para Todos

Reflexões e Práticas a Partir da Educação Física

ISBN: 9788546207770 AUTOR: Denise Ivana De Paula Albuquerque

Educar, na contemporaneidade, significa promover uma educação que possibilite o desenvolvimento integral do estudante. Nesse sentido, a escola tem um papel fundamental, por ser o local em que se concentram trabalhos que englobam diferentes linguagens e...

R$ 37,90 R$ 9,47
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Educar, na contemporaneidade, significa promover uma educação que possibilite o desenvolvimento integral do estudante. Nesse sentido, a escola tem um papel fundamental, por ser o local em que se concentram trabalhos que englobam diferentes linguagens e diversidade cultural, onde se deve valorizar e compartilhar as experiências vividas e vivenciadas por estudantes e professores. A Educação Física, como componente curricular obrigatório na Educação Básica, a propósito de seus objetivos e conteúdos, no processo de ensino e aprendizagem não deve se restringir apenas aos exercícios de habilidades e destrezas, mas instrumentalizar o estudante a refletir sobre suas possibilidades corporais com autonomia e exercê-las de maneira culturalmente significativa. Esses são os preceitos que figuram nos capítulos deste livro, considerando-se a produção de conhecimento sobre propostas pedagógicas que possam motivar expressivas mudanças na Educação Física escolar. Dessa forma, a obra Uma escola para todos: reflexões e práticas a partir da Educação Física dispõe de um conjunto relevante de textos que servem para problematizar questões, aprofundar e revisar teorias e compreender práticas no contexto escolar.


Número de Páginas

172


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2017


Área

Esportes e Lazer


Capítulo 1: Educação física: uma perspectiva de trabalho com projetos na prática pedagógica; Capítulo 2: Projeto “esporte total”: um instrumento de conscientização e valorização da formação integral dos jovens; Capítulo 3: Pulando corda, ensinando e aprendendo: mídias e linguagem audiovisual na prática pedagógica de um “professor-pesquisador” de educação física; Capítulo 4: Muito além do corpo saudável: a prática docente na educação física e a promoção da saúde na escola; Capítulo 5: Cultura lúdica e televisão: encontros e desencontros no contexto da educação infantil; Capítulo 6: Estágio supervisionado e investigação na educação infantil: um estudo de caso com as práticas corporais alternativas; Capítulo 7: A importância do trabalho colaborativo na educação física escolar.