Trabalho Portuário e Modernização dos Portos

Trabalho Portuário e Modernização dos Portos

Empobrecimento e Riqueza no Mesmo Contexto

ISBN: 9788581484891 AUTOR: Eder Dion De Paula Costa

o autor analisa a concepção de porto organizado, fazendo um contraponto ao sistema portuário português, o que reflete na organização dos trabalhadores portuários e em novas relações sociais entre capital-trabalho. É justamente neste ponto que reside a ...

R$ 49,90 R$ 44,91
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

o autor analisa a concepção de porto organizado, fazendo um contraponto ao sistema portuário português, o que reflete na organização dos trabalhadores portuários e em novas relações sociais entre capital-trabalho. É justamente neste ponto que reside a maior contribuição desta singular: as novas formas de contratação dos trabalhadores portuários, diante das orientações trazidas pelos organismos internacionais, em um mundo globalizado em que o poder do capital se sobrepôs aos valores do trabalho digno. Assim torna-se fundamental a análise da nominada multifuncionalidade, diante da perspectiva da extinção do trabalhador especializado, o que aumenta um “exército industrial de reserva”, ocasionando um aumento da taxa de lucro dos capitalista.


Número de Páginas

332


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2015


Área

Direito


Categoria trabalho na sociedade capitalista; Classe trabalhadora no Brasil: a formação do trabalho portuário avulso; Porto Organizado e Instalações Portuárias; O trabalho no sistema jurídico brasileiro; O trabalho avulso: distinção com outras formas de trabalho; O trabalho portuário avulso na lei de modernização dos portos.