Territórios Paradigmáticos da Geografia Agrária

home / Territórios Paradigmáticos da Geografia Agrária

10%
Territórios Paradigmáticos da Geografia Agrária
9788546208838
Janaina Francisca De Souza Campos Vinha

Os estudos que procuram desvendar a produção científica em Geografia e, mais especificamente, aqueles que se utilizam da análise crítica são importantes para todos aqueles que se preocupam com o conhecimento geográfico. É o caso deste livro, que se pau...

Mais informações

R$ 52,90

R$ 47,61

QTD.:
COMPRAR

Consulte o prazo de entrega

    Mais Informações

    Sinopse:

    Os estudos que procuram desvendar a produção científica em Geografia e, mais especificamente, aqueles que se utilizam da análise crítica são importantes para todos aqueles que se preocupam com o conhecimento geográfico. É o caso deste livro, que se pauta em teorias, métodos, conceitos, intencionalidades e ideologias que sustentam os grupos de pesquisa em Geografia Agrária no Brasil. Tendo como referência dois paradigmas (do capitalismo agrário e da questão agrária) e como recorte específico o Estado de São Paulo, a análise mostrou que a questão agrária pode ser vista como intrínseca ao capitalismo ou como formas de luta contra o capital e prática de resistência, ambos visando a superação do modo de produção. Estudo fundamental para quem se preocupa com o conhecimento geográfico, o livro (que contribui, também, com a metodologia par aos estudos geográficos) parte dos estilos de pensamento e os paradigmas adotados, passa pela contextualização da constituição dos grupos de pesquisa em universidades brasileiras para explicitar, com inúmeros exemplos, o fio condutor: os territórios paradigmáticos, vistos pela diversidade e diferencialidade temática por meio dos dois paradigmas. Para a autora, os territórios paradigmáticos promovem a autorreflexão e permanecem em contínuo movimento. Estudo de base para o pensamento geográfico, este livro dissemina uma forma de pensar e interpretar uma forma de se fazer Geografia no Brasil. (Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito)

    Sumário:

    Capítulo 1: Procedimentos Metodológicos: Metodologia dos Territórios Paradigmáticos; Capítulo 2: Estilos de Pensamento e Paradigmas: Contribuições da Abordagem Paradigmática para o Estudo do Pensamento Geográfico; Capítulo 3: Breve Histórico da Universidade e da Pesquisa e o Contexto de Institucionalização e Formação dos Grupos de Pesquisa no Brasil; Capítulo 4: Territórios Paradigmáticos – Unidade, Diversidade e Diferencialidade Temática dos Grupos de Pesquisa de Geografia Agrária do Estado de São Paulo: Estrutura de Socialização, Práticas e Ações; Capítulo 5: Territórios Paradigmáticos: Análise dos Grupos de Pesquisa a Partir do Paradigma do Capitalismo Agrário (PCA); Capítulo 6: Territórios Paradigmáticos: Análise dos Grupos de Pesquisa a Partir do Paradigma da Questão Agrária (PQA).

    Numero de paginas:

    388

    Formato:

    16x23cm

    Ano de publicação:

    2017

    Área:

    Geografia