As territorialidades da educação ambiental no sistema federal de unidades de conservação da natureza

As territorialidades da educação ambiental no sistema federal de unidades de conservação da natureza

ISBN: 9788546227006 AUTOR: Marcio Ricardo Ferla

O livro traz discussões acerca das territorialidades da educação ambiental no sistema federal de unidades de conservação da natureza, buscando compreender como o campo da educação ambiental (EA) compõe as ações territoriais do Instituto Chico Mendes de...

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Sinopse

O livro traz discussões acerca das territorialidades da educação ambiental no sistema federal de unidades de conservação da natureza, buscando compreender como o campo da educação ambiental (EA) compõe as ações territoriais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nas Unidades de Conservação (UCs) federais.


Número de Páginas

184


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2024


Área

Sustentabilidade


PREFÁCIO 9

INTRODUÇÃO 19

CAPÍTULO 1:

O CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

E A PRÁTICA BRASILEIRA DE CONSERVAÇÃO

DA NATUREZA REPRESENTADA PELO

 INSTITUTO CHICO MENDES DE

CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE 31

1.1 Estados e territórios 32

1.2 Políticas públicas de conservação da natureza 42

1.3 O campo da educação ambiental: macrotendências

político-pedagógicas e suas discussões nas autarquias

federais de conservação da natureza 59

CAPÍTULO 2:

A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO

DA BIODIVERSIDADE E SEUS AGENTES 69

2.1 A institucionalização da educação ambiental

no Brasil e sua inserção nas unidades federais de

 conservação da natureza 69

2.2 A territorialização das ações de educação ambiental nas

unidades de conservação federais e a participação dos

 servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da

Biodiversidade nos cursos de capacitação pedagógica 80

CAPÍTULO 3:

A CONSTITUIÇÃO TERRITORIAL DAS UNIDADES

DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E SUAS

PRÁTICAS DE CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS

NATURAIS POR MEIO DA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL 103

3.1 Unidades de conservação como territórios, agentes,

materialidades e normas 104

3.2 Implicações entre as diferentes categorias de unidades

de conservação e a concepção político-pedagógica

das ações desenvolvidas 111

CONSIDERAÇÕES FINAIS 147

Referências 156

Apêndice 1 165

Apêndice 2 175

Unidades de conservação que participaram da pesquisa

respondendo o questionário – 2016/2017 175