Teorias e Práticas da Pedagogia Social no Brasil (v. 1)

Teorias e Práticas da Pedagogia Social no Brasil (v. 1)

ISBN: 9788546212125 AUTOR: Arthur Vianna Ferreira, Marcio Bernardino Sirino e Patricia Flavia Mota (Org.)

A coleção Práticas e Teorias da Pedagogia Social é uma parceria entre o Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Paco Editorial. Nesse primeiro volume, as discussões trazidas por educad...

R$ 39,90 R$ 35,91

Mais Informações

Sinopse

A coleção Práticas e Teorias da Pedagogia Social é uma parceria entre o Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Paco Editorial. Nesse primeiro volume, as discussões trazidas por educadores sociais, professores da educação básica e superior, além de pesquisadores da área de Pedagogia e Educação Social, versam sobre os seguintes temas: os espaços educacionais não escolares, as representações sociais de pobreza na educação, as práticas socioeducativas em Educação Integral e(m) Tempo Integral, a ludicidade como ferramenta educativa, práticas de inclusão na Educação Infantil, a dialogicidade no processo de ensino-aprendizagem não escolar e a organização do trabalho educativo no sistema prisional brasileiro. Com essa coleção apresentamos reflexões teóricas e relatos de experiências relevantes para a construção e consolidação de práticas socioeducativas significativas para os profissionais da educação, dentro e fora do ambiente escolar. Assim, o intuito deste material é contribuir para o campo teórico da Pedagogia Social possibilitando a formação em serviço de professores e educadores sociais e a formação inicial dos futuros profissionais que atuarão em espaços educacionais escolares e não escolares.


Número de Páginas

176


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

Educação


Espaços produtores de aprendizagem: porque educação também se faz no chão do estaleiro; O estudo das representações sociais de pobreza como possibilidade de construção de novas práticas socioeducativas; Ensino médio no campo e as (im)possibilidades de formação integral A Partir Da Lei 13.415 de 2017; O desenho do lugar feito por crianças da Baixada Fluminense; O desenvolvimento de práticas pedagógicas para a constituição de um ambiente inclusivo na educação infantil; O papel do brinquedista nas brinquedotecas; Processo de formação nos espaços de educação não escolar: por uma teoria substantiva das suas práticas educativas; A interação dialógica e a pedagogia social: caminhos para a formação do leitor literário; Educação prisional: análise de currículos de formação de professores para a atuação no sistema penitenciário.