Teoria da História e História da Historiografia Brasileira dos séculos XIX e XX

Teoria da História e História da Historiografia Brasileira dos séculos XIX e XX

ISBN: 9788546210824 AUTOR: Pablo Spíndola e Wagner Geminiano dos Santos (Orgs.)

A Historiografia brasileira é aqui percorrida, desde o século XIX até suas mais recentes produções. A função social colocada para a historiografia é pensada também a partir dos eventos de 2013, momento ímpar da nossa história política e cultural, quand...

R$ 59,90 R$ 44,92
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

A Historiografia brasileira é aqui percorrida, desde o século XIX até suas mais recentes produções. A função social colocada para a historiografia é pensada também a partir dos eventos de 2013, momento ímpar da nossa história política e cultural, quando o presentecolocou uma série de impasses àqueles normalmente ocupados em desvendar o passado, chamando nossa atenção para as muitas formas de usos públicos e políticos de nossa história. Leitores, notarão ainda que há um longo caminho para que a pluralidade e a democracia tenham plena existência em nossa historiografia, isto é, para que aquilo que vem sendo chamado de “direito à história” seja, efetivamente, uma premissa básica em nossa sociedade, possibilitando uma vivência em que várias outras formas de direito (civil, social, político) possam constituir aquilo que continuamos insistindo em chamar de cidadania. (Fernando Nicolazzi)


Número de Páginas

440


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

História


1. O passado, como falo? O corpo sensível como um ausente na escrita da história; 2. Acontecimentalização e genealogia: Uma aula de teoria e metodologia da história de Michel Foucault a partir do livro A feira os mitos, de Durval Muniz de Albuquerque Júnior; 3. Sobre a utilidade do conhecimento histórico em tempos de crise e algumas inquietações políticas e epstemológicas; 4. Sobre as dificuldades epistemológicas da relação entre história, música & o pacto autobiogáfico de Philippe Lejeune: Um diálogo com a obra do cantor britânico Elton John; 5. A constituição de sentido histórico na Teoria da História de Jörn Rüsen (1983-1987); 6. Jacques Léonard entre as tradições dos annales e o marxismo; 7. Os estudos sobre a correspondência estabelecida entre Câmara Cascudo e Mário de Andrade em perspectiva historiográfica; 8. A tradição: Paris, Portugal e as bases políticas da história; 9. O Rio Grande do Norte nas páginas do IHGB oitocentista; 10. Exercícios de escrita da história e historiografia de Rondônia: Uma Reflexão a partir de Dois Casos; 11. Entre o elogio e a crítica: Os “intérpretes do Brasil” na ótica dos historiadores (1920-1970); 12. As comemorações do cinquentenário da Anpuh e os 30 anos da Revista Brasileira de História – RBH: Lugares de disputas políticas e institucionais para a (des)construção da memória disciplinar da historiografia brasileira; 13. A história do tempo presente: História e Historiografia.