A obra traz uma reflexão sobre o teatro enquanto elemento artístico transformador para a valorização da cultura indígena e para a construção de um modelo educacional que vai além do eurocêntrico, promovendo um ensino pluricultural.
Sinopse
A obra traz uma reflexão sobre o teatro enquanto elemento artístico transformador para a valorização da cultura indígena e para a construção de um modelo educacional que vai além do eurocêntrico, promovendo um ensino pluricultural.
Número de Páginas
188
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2025
Área
Artes e Fotografia
SOBRE TEIAS E TRAJETOS
PREFÁCIO
ABRINDO AS CORTINAS – CORPOS KÕKÃMOU
PRIMEIRO SOPRO
A DIVERSIDADE DOS POVOS INDÍGENAS EM CONTEXTO ESCOLAR
1.1 Da Constituição de 1988 ao contexto atual – olhares para a educação escolar indígena
1.2 Políticas afirmativas para os povos indígenas no contexto do ensino superior
1.3 A paisagem indígena no contexto da Universidade do Estado do Amazonas
SEGUNDO SOPRO
A METODOLOGIA KÕKÃMOU: CAMINHAR JUNTO
2.1 Quando e como surgiu a metodologia kõkãmou
2.2 A aceitação do afeto, caminhar kõkãmou
2.3 Cosmovisões indígenas no currículo escolar em arte
2.4 Fazendo arte kõkãmou: os perigos da folclorização
TERCEIRO SOPRO
INSTITUTO DE PESQUISA TABIHUNI
3.1 Histórico
3.2 Projetos de pesquisa e extensão
3.3 Performances
3.4 Dos desafios para o presente/futuro
ÚLTIMO SOPRO
NOTAS PARA O CÉU NÃO CAIR
POSFÁCIO
EPISTEMOLOGIAS COM OS CORPOS QUE SE MOVEM NOS ESPAÇOS ACADÊMICOS
REFERÊNCIAS